Como tirar o pagamento por aproximação do cartão Picpay

Como tirar o pagamento por aproximação do cartão Picpay

Por Caio Carvalho | Editado por Bruno Salutes | 11 de Maio de 2022 às 21h20
Divulgação/PicPay

O PicPay Card segue a tendência dos cartões com tecnologia contactless, que permite fazer pagamentos sem digitar senha. Mas como tirar aproximação do cartão PicPay? O recurso pode ser desativado no aplicativo da carteira digital?

A seguir, conheça melhor como funciona o NFC no cartão PicPay e se é possível desabilitar a função no app para Android ou iPhone (iOS).

O que é contactless do cartão PicPay?

A tecnologia contactless é a funcionalidade usada para efetuar pagamentos por aproximação (Near Field Communication, ou NFC, na sigla em inglês). Ou seja, basta aproximar seu cartão do leitor de uma maquininha compatível e aguardar até que a compra seja confirmada.

No PicPay, pagamentos de até R$ 200 não exigem senha. Por medida de segurança, em compras acima desse valor você precisará digitar a senha do seu PicPay Card mesmo após ouvir o som de confirmação do NFC. A senha também precisará ser informada caso o estabelecimento não possua uma máquina com a tecnologia.

PicPay Card tem tecnologia NFC para pagamentos por aproximação (Imagem: Divulgação/PicPay)

Tem como tirar aproximação do cartão PicPay?

Por enquanto, ainda não é possível tirar o pagamento por aproximação do cartão PicPay. Por padrão, o recurso vem bloqueado em todas as emissões do PicPay Card até a primeira compra contactless, quando é exigido informar sua senha para liberar a tecnologia. Então, se não quiser ativar a função, é só continuar usando a senha de quatro dígitos.

Em nota ao Canaltech, a assessoria de imprensa do PicPay diz o seguinte: "A função de aproximação está disponível para débito e crédito. O PicPay ainda não oferece a solução de desabilitar a função, mas está em desenvolvimento”.

Portanto, embora não tenha como tirar aproximação do cartão PicPay, o recurso está em fase de testes na carteira digital, o que significa que futuramente poderá chegar aos usuários.

Como aumentar a segurança do PicPay Card?

Enquanto o PicPay não libera oficialmente uma opção para tirar aproximação do cartão PicPay, você que é cliente da carteira digital pode recorrer a práticas e algumas funções no aplicativo para tornar o uso mais seguro. São elas:

  • Nunca passe sua senha ou número de segurança do cartão (CVV) para outras pessoas. Se alguém pedir esses dados, tome cuidado, pois se trata de um golpe. O próprio PicPay também nunca pedirá essa informação;
  • Habilite a biometria ou reconhecimento facial sempre que o app do PicPay for aberto. Você pode ativar a opção indo em “Ajustes" e depois em “Proteger Acesso”, nas configurações do app;
  • Baixe o PicPay somente nas lojas oficiais de aplicativos do celular (Google Play Store ou App Store);
  • Se receber um e-mail em nome do PicPay, verifique se foi enviado pelo domínio “@picpay.com”. Se este não for o remetente, não abra anexos, não clique em links e apague o e-mail imediatamente. Além disso, denuncie o remetente como spam, para evitar receber novas mensagens daquele domínio;
  • Caso precise falar com o PicPay via WhatsApp, atente-se ao selo de verificação no aplicativo. É um ícone verde ao lado do nome do PicPay, indicando se tratar do canal oficial da companhia.
Imagem mostra como ativar biometria e reconhecimento facial no PicPay (Captura de tela: Caio Carvalho)

Este artigo não é um publieditorial. Tem caráter unicamente informativo e não isenta o leitor quanto ao dever de tomar conhecimento e compreender a integralidade dos termos de uso do serviço mencionado na matéria jornalística aqui publicada. O Canaltech não se responsabiliza pelas condições e alterações de uso dispostas por empresas, plataformas ou agentes externos, sendo certo que a utilização de serviços de terceiros por parte dos nossos leitores ocorre exclusivamente por sua conta e risco.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.