Como recuperar conversas e mensagens apagadas do Telegram

Como recuperar conversas e mensagens apagadas do Telegram

Por Matheus Bigogno Costa | Editado por Guadalupe Carniel | 05 de Agosto de 2022 às 12h00
Canaltech/Felipe Freitas

Saber como recuperar conversas e mensagens apagadas do Telegram pode ser muito importante, especialmente se você excluiu algum trecho ou arquivo importante do mensageiro. Pensando nisso, reunimos algumas informações importantes sobre o assunto; confira abaixo mais detalhes!

Tem como fazer backup no Telegram?

Diferentemente do WhatsApp, todas as mensagens do Telegram, assim como documentos e arquivos, já ficam armazenados em nuvem, através dos próprios servidores da plataforma. Sendo assim, o Telegram não requer que os usuários façam o backup constante, assim como no mensageiro da Meta.

Por esse motivo, recuperar as mensagens apagadas não seguirá por esse caminho, como é feito no WhatsApp, mas sim por outros.

1. Acesse a pasta interna do Telegram no sistema

Se você possui um app gerenciador de arquivos e pastas internas do sistema, poderá procurar pelas pastas Telegram Audio, Telegram Documents, Telegram Images e/ou Telegram Video. Mesmo que tenham sido excluídas por alguém ou por você mesmo, existe a chance de que esses arquivos ainda continuem salvos na memória interna.

  1. Abra o app Files do Google e toque em “Armazenamento interno”;

  2. Entre na pasta “Telegram” e veja se o arquivo que você quer encontrar está em alguma das pastas que ali se encontram.
Acesse a pasta interna do Telegram a localize os arquivos que foram apagados (Captura de tela: Matheus Bigogno)

2. Entre na pasta de cache do Android

Outro método para encontrar arquivos salvos do Telegram é na pasta de cache do Android, que pode ser acessada via o mesmo Gerenciador de Arquivos.

  1. Abra o gerenciador e toque em “Armazenamento interno”;

  2. Toque em “Android” e entre em “Data”;

  3. Localize a pasta “org.telegram.messenger”, que provavelmente estará no final da lista;

  4. Na pasta “cache” ou “files”, veja se você encontra o que procura — nelas, será possível encontrar arquivos de textos, imagens e vídeos.
Acessando a aba de cache do Android, você pode localizar arquivos e logs de conversas salvos localmente (Captura de tela: Matheus Bigogno)

3. Use o app Notification History

Através do app Notification History, você pode ver a notificação da mensagem apagada, porque ela ficará salva na plataforma. É um jeito de visualizar a mensagem que foi apagada, sem ter que necessariamente recorrer a arquivos e logs internos.

  1. Abra o Notification History (Android) e avance nas telas de configuração inicial;

  2. Habilite a permissão para que o app acesse as suas notificações;

  3. Feito isso, abra o app e veja as notificações mais recentes do celular. Toque na aba de conversa do Telegram cuja mensagem foi apagada;

  4. Por fim, será possível visualizar o conteúdo da mensagem que estava contido na notificação.
Veja como recuperar conversas e mensagens apagadas do Telegram usando o app Notification History (Captura de tela: Matheus Bigogno)

4. Desfaça a ação

O Telegram ainda conta com um recurso que permite você se arrepender de ter apagado uma mensagem temporariamente. Ao clicar em "Excluir uma conversa", você possui cinco segundos para se arrepender e clicar em “Desfazer” para restaurar a conversa. Caso contrário, a conversa será perdida para sempre.

Pronto! A partir de agora você já tem em mãos várias possibilidades para recuperar conversas e mensagens apagadas do Telegram.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.