Como recuperar a senha do Conecte SUS
Por Fabrício Calixto | Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Abril de 2023 às 19h00
É possível recuperar a senha do Conecte SUS de diferentes maneiras para recuperar a senha de acesso, mesmo que você não tenha e-mail ou celular cadastrado em sua conta. Para ampliar ainda mais as possibilidades, todos os métodos disponíveis funcionam pelo computador ou pelo aplicativo para celular.
- Conecte SUS fora do ar? Saiba como emitir o comprovante de vacinação
- Como marcar consulta no SUS online pelo celular | Guia completo
Como recuperar a senha do Conecte SUS Cidadão
Assim como outros serviços digitais do Governo Federal, o Conecte SUS Cidadão faz uso da autenticação fornecida pelo Ministério da Fazenda para unificar o acesso em todas as plataformas. Inclusive, é a própria pasta que gerencia todas as contas do usuário por meio da validação do CPF.
Como recuperar a senha usando reconhecimento facial
Para recuperar a senha através de reconhecimento facial no computador, você deve ter o aplicativo Gov.br instalado em seu celular ou tablet. Além disso, a ferramenta só consegue realizar a leitura do rosto se o Detran ou a Justiça Eleitoral tiverem sua foto e seus dados biométricos cadastrados.
No computador
- Acesse o site do Conecte SUS (conectesus-paciente.saude.gov.br);
- Clique no botão “Entrar com Gov.br”;
- Digite o seu CPF e clique no botão “Continuar”;
- Clique no link “Esqueci minha senha”, abaixo do campo da senha;
- Abra o aplicativo Gov.br no seu celular;
- Toque no botão “Ler QR code” na tela inicial;
- No computador, clique no botão “Gerar QR code”, aponte a câmera do celular para o código no monitor e toque na opção “Fazer reconhecimento facial”;
- Aponte a câmera do celular para o seu rosto e aguarde pelo reconhecimento;
- Digite e confirme a nova senha, clique em “Continuar” e em “Concluído”.
No celular
- Na tela inicial do app Conecte SUS, toque no botão “Entrar com Gov.br”;
- Digite o seu CPF e toque no botão “Continuar”;
- Toque no link “Esqueci minha senha”, abaixo do campo da senha;
- Selecione o botão “Fazer reconhecimento facial”;
- No aplicativo Gov.br, toque no botão “Fazer reconhecimento facial”;
- Aponte a câmera do celular para o seu rosto e aguarde pelo reconhecimento;
- Digite e confirme a nova senha, clique em “Continuar” e em “Concluído”.
Outros métodos para recuperar a senha
O reconhecimento facial pode apresentar falhas ou estar indisponível para alguns usuários, portanto, se isso acontecer, é necessário recorrer a métodos alternativos. Vale ressaltar que procedimentos alternativos reduzem o nível de segurança da conta.
Usando uma conta bancária
Bancos credenciados na sua conta Gov.br podem ser usados para recuperar a senha do Conecte SUS Cidadão. No entanto, esse método não tem acesso a dados bancários, somente o nome e o número do seu CPF.
No computador
- Acesse o site do Conecte SUS (conectesus-paciente.saude.gov.br/);
- Clique no botão “Entrar com Gov.br”;
- Digite o seu CPF e clique no botão “Continuar”;
- Selecione no link “Esqueci minha senha”, abaixo do campo da senha;
- Toque no botão “Não tenho celular”, no canto inferior direito da tela, e em “Continuar”;
- Selecione o banco credenciado e clique em “Ok”;
- Acesse a conta bancária escolhida e autorize o compartilhamento de dados com o Conecte SUS Cidadão;
- Digite duas vezes a nova senha e clique em “Continuar”;
- Clique em “Concluído”.
No celular
- Na tela inicial do app Conecte SUS, toque no botão “Entrar com Gov.br”;
- Digite o seu CPF e toque no botão “Continuar”;
- Toque no link “Esqueci minha senha”, abaixo do campo da senha;
- Toque no botão “Recuperar senha de outra forma” e em “Continuar”;
- Selecione o banco credenciado e clique em “Ok”;
- Acesse a conta bancárias escolhida e autorize o compartilhamento de dados com o Conecte SUS Cidadão;
- Digite duas vezes a nova senha e toque em “Continuar”;
- Toque em “Concluído”.
Como recuperar a senha usando e-mail
Se o seu e-mail estiver cadastrado no sistema do Governo Federal, ele pode ser usado para recuperar a senha do Conecte SUS Cidadão.
No computador
- Acesse o site do Conecte SUS (conectesus-paciente.saude.gov.br);
- Clique no botão “Entrar com Gov.br”;
- Digite o seu CPF e clique no botão “Continuar”;
- Clique no link “Esqueci minha senha”, abaixo do campo da senha;
- Clique no botão “Não tenho celular”, no canto inferior direito da tela, e em “Continuar”;
- Selecione o botão “Recuperar de outra forma”, no canto inferior direito da tela, e clique em “Continuar”;
- Na nova janela, clique no botão “Enviar código";
- Digite o código enviado na sua caixa de entrada e clique em “Continuar”;
- Digite duas vezes a nova senha e clique em “Continuar” e em “Concluído”.
No celular
- Na tela inicial do aplicativo, toque no botão “Entrar com Gov.br”;
- Digite o seu CPF e toque no botão “Continuar”;
- Toque no link “Esqueci minha senha”, abaixo do campo da senha;
- Toque no botão “Recuperar senha de outra forma” e em “Continuar”;
- Role a tela para baixo e toque no botão “Recuperar de outra forma” e em “Continuar”;
- Na nova janela, toque no botão “Enviar código";
- Digite o código que foi enviado na sua caixa de entrada e toque em “Continuar”;
- Digite duas vezes a nova senha, toque em “Continuar” e em “Concluído”.
Como recuperar a senha usando número do celular
Além do e-mail, também é possível recuperar a senha do aplicativo usando o número do celular, desde que ele esteja cadastrado no sistema do Governo Federal.
No computador
- Acesse o site do Conecte SUS (conectesus-paciente.saude.gov.br);
- Clique no botão “Entrar com Gov.br”;
- Digite o seu CPF e clique no botão “Continuar”;
- Selecione no link “Esqueci minha senha”, abaixo do campo da senha;
- Clique no botão “Não tenho celular”, no canto inferior direito da tela, e em “Continuar”;
- Selecione o botão “Recuperar de outra forma”, no canto inferior direito da tela, e clique em “Continuar”;
- Clique na opção “Não tenho acesso a este e-mail”;
- Clique no botão “Enviar código”;
- Digite o código que foi enviado no seu celular e toque em “Continuar”;
- Digite duas vezes a nova senha, toque em “Continuar” e em “Concluído”.
No celular
- Na tela inicial do app, toque no botão “Entrar com Gov.br”;
- Digite o seu CPF e toque no botão “Continuar”;
- Toque no link “Esqueci minha senha”, abaixo do campo da senha;
- Toque no botão “Recuperar senha de outra forma” e em “Continuar”;
- Role a tela para baixo e toque no botão “Recuperar de outra forma” e em “Continuar”;
- Selecione a opção “Não tenho acesso a este e-mail”;
- Toque no botão “Enviar código”;
- Digite o código que foi enviado no seu celular e toque em “Continuar”;
- Digite duas vezes a nova senha, toque em “Continuar” e em “Concluído”.
Usando formulário de atendimento
Caso nenhum dos métodos anteriores funcionem, o Conecte SUS Cidadão ainda oferece uma última saída, que é o preenchimento de um formulário de atendimento.
No computador
- Acesse o site (conectesus-paciente.saude.gov.br);
- Clique no botão “Entrar com Gov.br”;
- Digite o seu CPF e clique no botão “Continuar”;
- Selecione no link “Esqueci minha senha”, abaixo do campo da senha;
- Clique no botão “Não tenho celular”, no canto inferior direito da tela, e em “Continuar”;
- Selecione o botão “Recuperar de outra forma”, no canto inferior direito da tela, e clique em “Continuar”;
- Clique na opção “Não tenho acesso a este e-mail”;
- Clique no botão “Não tenho acesso a este celular”;
- Clique no botão “Ir para o formulário”;
- Preencha o formulário e clique no botão “Enviar solicitação”.
No celular
- Na tela inicial, toque no botão “Entrar com Gov.br”;
- Digite o seu CPF e toque no botão “Continuar”;
- Toque no link “Esqueci minha senha”, abaixo do campo da senha;
- Toque no botão “Recuperar senha de outra forma” e em “Continuar”;
- Role a tela para baixo e toque no botão “Recuperar de outra forma” e em “Continuar”;
- Selecione a opção “Não tenho acesso a este e-mail”;
- Toque no botão “Não tenho acesso a este celular”;
- Toque no botão “Ir para o formulário”;
- Preencha o formulário e toque no botão “Enviar solicitação”.
Dentro do formulário, você deve responder questões sobre o motivo da perda do acesso, além de fornecer documentos de identificação e meios de contato, como e-mail e número do celular, para que a plataforma forneça um protocolo de atendimento e dê retorno sobre a sua situação.
A recuperação de senha pelo Formulário de Atendimento pode levar algum tempo até ser concluída, mas as orientações sobre como executar o procedimento chegam em até sete dias por e-mail.
Vale lembrar novamente que métodos alternativos para acessar a plataforma rebaixam o selo de confiabilidade, então é recomendável gerenciar suas informações para aumentar o nível da conta do Gov.br e manter os acessos aos serviços digitais do Governo.