Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como recuperar a senha do Conecte SUS

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Abril de 2023 às 19h00

Link copiado!

Reprodução/ Agência Brasil
Reprodução/ Agência Brasil

É possível recuperar a senha do Conecte SUS de diferentes maneiras para recuperar a senha de acesso, mesmo que você não tenha e-mail ou celular cadastrado em sua conta. Para ampliar ainda mais as possibilidades, todos os métodos disponíveis funcionam pelo computador ou pelo aplicativo para celular.

Como recuperar a senha do Conecte SUS Cidadão

Assim como outros serviços digitais do Governo Federal, o Conecte SUS Cidadão faz uso da autenticação fornecida pelo Ministério da Fazenda para unificar o acesso em todas as plataformas. Inclusive, é a própria pasta que gerencia todas as contas do usuário por meio da validação do CPF.

Continua após a publicidade

Como recuperar a senha usando reconhecimento facial

Para recuperar a senha através de reconhecimento facial no computador, você deve ter o aplicativo Gov.br instalado em seu celular ou tablet. Além disso, a ferramenta só consegue realizar a leitura do rosto se o Detran ou a Justiça Eleitoral tiverem sua foto e seus dados biométricos cadastrados.

No computador

  1. Acesse o site do Conecte SUS (conectesus-paciente.saude.gov.br);
  2. Clique no botão “Entrar com Gov.br”;
  3. Digite o seu CPF e clique no botão “Continuar”;
  4. Clique no link “Esqueci minha senha”, abaixo do campo da senha;



  5. Abra o aplicativo Gov.br no seu celular;
  6. Toque no botão “Ler QR code” na tela inicial;
  7. No computador, clique no botão “Gerar QR code”, aponte a câmera do celular para o código no monitor e toque na opção “Fazer reconhecimento facial”;



  8. Aponte a câmera do celular para o seu rosto e aguarde pelo reconhecimento;
  9. Digite e confirme a nova senha, clique em “Continuar” e em “Concluído”.

Continua após a publicidade

No celular

  1. Na tela inicial do app Conecte SUS, toque no botão “Entrar com Gov.br”;
  2. Digite o seu CPF e toque no botão “Continuar”;
  3. Toque no link “Esqueci minha senha”, abaixo do campo da senha;
  4. Selecione o botão “Fazer reconhecimento facial”;



  5. No aplicativo Gov.br, toque no botão “Fazer reconhecimento facial”;
  6. Aponte a câmera do celular para o seu rosto e aguarde pelo reconhecimento;
  7. Digite e confirme a nova senha, clique em “Continuar” e em “Concluído”.

Outros métodos para recuperar a senha

O reconhecimento facial pode apresentar falhas ou estar indisponível para alguns usuários, portanto, se isso acontecer, é necessário recorrer a métodos alternativos. Vale ressaltar que procedimentos alternativos reduzem o nível de segurança da conta.

Continua após a publicidade

Usando uma conta bancária

Bancos credenciados na sua conta Gov.br podem ser usados para recuperar a senha do Conecte SUS Cidadão. No entanto, esse método não tem acesso a dados bancários, somente o nome e o número do seu CPF.

No computador

  1. Acesse o site do Conecte SUS (conectesus-paciente.saude.gov.br/);
  2. Clique no botão “Entrar com Gov.br”;
  3. Digite o seu CPF e clique no botão “Continuar”;
  4. Selecione no link “Esqueci minha senha”, abaixo do campo da senha;



  5. Toque no botão “Não tenho celular”, no canto inferior direito da tela, e em “Continuar”;
  6. Selecione o banco credenciado e clique em “Ok”;



  7. Acesse a conta bancária escolhida e autorize o compartilhamento de dados com o Conecte SUS Cidadão;
  8. Digite duas vezes a nova senha e clique em “Continuar”;
  9. Clique em “Concluído”.

Continua após a publicidade

No celular

  1. Na tela inicial do app Conecte SUS, toque no botão “Entrar com Gov.br”;
  2. Digite o seu CPF e toque no botão “Continuar”;
  3. Toque no link “Esqueci minha senha”, abaixo do campo da senha;
  4. Toque no botão “Recuperar senha de outra forma” e em “Continuar”;



  5. Selecione o banco credenciado e clique em “Ok”;
  6. Acesse a conta bancárias escolhida e autorize o compartilhamento de dados com o Conecte SUS Cidadão;
  7. Digite duas vezes a nova senha e toque em “Continuar”;
  8. Toque em “Concluído”.

Como recuperar a senha usando e-mail

Se o seu e-mail estiver cadastrado no sistema do Governo Federal, ele pode ser usado para recuperar a senha do Conecte SUS Cidadão.

Continua após a publicidade

No computador

  1. Acesse o site do Conecte SUS (conectesus-paciente.saude.gov.br);
  2. Clique no botão “Entrar com Gov.br”;
  3. Digite o seu CPF e clique no botão “Continuar”;
  4. Clique no link “Esqueci minha senha”, abaixo do campo da senha;



  5. Clique no botão “Não tenho celular”, no canto inferior direito da tela, e em “Continuar”;
  6. Selecione o botão “Recuperar de outra forma”, no canto inferior direito da tela, e clique em “Continuar”;
  7. Na nova janela, clique no botão “Enviar código";



  8. Digite o código enviado na sua caixa de entrada e clique em “Continuar”;
  9. Digite duas vezes a nova senha e clique em “Continuar” e em “Concluído”.

No celular

  1. Na tela inicial do aplicativo, toque no botão “Entrar com Gov.br”;
  2. Digite o seu CPF e toque no botão “Continuar”;
  3. Toque no link “Esqueci minha senha”, abaixo do campo da senha;
  4. Toque no botão “Recuperar senha de outra forma” e em “Continuar”;



  5. Role a tela para baixo e toque no botão “Recuperar de outra forma” e em “Continuar”;
  6. Na nova janela, toque no botão “Enviar código";
  7. Digite o código que foi enviado na sua caixa de entrada e toque em “Continuar”;
  8. Digite duas vezes a nova senha, toque em “Continuar” e em “Concluído”.

Continua após a publicidade

Como recuperar a senha usando número do celular

Além do e-mail, também é possível recuperar a senha do aplicativo usando o número do celular, desde que ele esteja cadastrado no sistema do Governo Federal.

No computador

  1. Acesse o site do Conecte SUS (conectesus-paciente.saude.gov.br);
  2. Clique no botão “Entrar com Gov.br”;
  3. Digite o seu CPF e clique no botão “Continuar”;
  4. Selecione no link “Esqueci minha senha”, abaixo do campo da senha;



  5. Clique no botão “Não tenho celular”, no canto inferior direito da tela, e em “Continuar”;
  6. Selecione o botão “Recuperar de outra forma”, no canto inferior direito da tela, e clique em “Continuar”;



  7. Clique na opção “Não tenho acesso a este e-mail”;
  8. Clique no botão “Enviar código”;



  9. Digite o código que foi enviado no seu celular e toque em “Continuar”;
  10. Digite duas vezes a nova senha, toque em “Continuar” e em “Concluído”.

Continua após a publicidade

No celular

  1. Na tela inicial do app, toque no botão “Entrar com Gov.br”;
  2. Digite o seu CPF e toque no botão “Continuar”;
  3. Toque no link “Esqueci minha senha”, abaixo do campo da senha;
  4. Toque no botão “Recuperar senha de outra forma” e em “Continuar”;
  5. Role a tela para baixo e toque no botão “Recuperar de outra forma” e em “Continuar”;



  6. Selecione a opção “Não tenho acesso a este e-mail”;
  7. Toque no botão “Enviar código”;
  8. Digite o código que foi enviado no seu celular e toque em “Continuar”;
  9. Digite duas vezes a nova senha, toque em “Continuar” e em “Concluído”.

Usando formulário de atendimento

Caso nenhum dos métodos anteriores funcionem, o Conecte SUS Cidadão ainda oferece uma última saída, que é o preenchimento de um formulário de atendimento.

Continua após a publicidade

No computador

  1. Acesse o site (conectesus-paciente.saude.gov.br);
  2. Clique no botão “Entrar com Gov.br”;
  3. Digite o seu CPF e clique no botão “Continuar”;
  4. Selecione no link “Esqueci minha senha”, abaixo do campo da senha;



  5. Clique no botão “Não tenho celular”, no canto inferior direito da tela, e em “Continuar”;
  6. Selecione o botão “Recuperar de outra forma”, no canto inferior direito da tela, e clique em “Continuar”;



  7. Clique na opção “Não tenho acesso a este e-mail”;
  8. Clique no botão “Não tenho acesso a este celular”;



  9. Clique no botão “Ir para o formulário”;
  10. Preencha o formulário e clique no botão “Enviar solicitação”.

No celular

  1. Na tela inicial, toque no botão “Entrar com Gov.br”;
  2. Digite o seu CPF e toque no botão “Continuar”;
  3. Toque no link “Esqueci minha senha”, abaixo do campo da senha;
  4. Toque no botão “Recuperar senha de outra forma” e em “Continuar”;
  5. Role a tela para baixo e toque no botão “Recuperar de outra forma” e em “Continuar”;



  6. Selecione a opção “Não tenho acesso a este e-mail”;
  7. Toque no botão “Não tenho acesso a este celular”;
  8. Toque no botão “Ir para o formulário”;
  9. Preencha o formulário e toque no botão “Enviar solicitação”.

Continua após a publicidade

Dentro do formulário, você deve responder questões sobre o motivo da perda do acesso, além de fornecer documentos de identificação e meios de contato, como e-mail e número do celular, para que a plataforma forneça um protocolo de atendimento e dê retorno sobre a sua situação.

A recuperação de senha pelo Formulário de Atendimento pode levar algum tempo até ser concluída, mas as orientações sobre como executar o procedimento chegam em até sete dias por e-mail.

Vale lembrar novamente que métodos alternativos para acessar a plataforma rebaixam o selo de confiabilidade, então é recomendável gerenciar suas informações para aumentar o nível da conta do Gov.br e manter os acessos aos serviços digitais do Governo.