Como recortar imagem de satélite no Qgis | Guia Prático
Por Fabrício Calixto • Editado por Douglas Ciriaco |

Você pode recortar imagem de satélite no Qgis para usar em trabalhos acadêmicos ou apenas por hobby. Este é um programa de código aberto que executa tarefas envolvendo operações de geoprocessamento, análise espacial e visualização de dados geográficos.
O “clipar” do Qgis é muito útil para quem trabalha com geografia, pois permite fazer a extração de trechos específicos por meio de recortes poligonais. A função também ajuda a focar em regiões específicas, pois apaga regiões sem utilidade de uma área.
Requisitos para usar o Qgis
O Qgis oferece compatibilidade com diversos formatos de arquivos, incluindo Shapefile, MapInfo, ArcInfo Binary, OpenStreetMap e arquivos de texto delimitado.
No entanto, vale alertar que o software pesa mais de 1 GB e exige um poder de processamento moderado da sua máquina. Veja os requisitos mínimos exigidos para rodar o programa:
- Processador: intel Core i3 2.7 Ghz;
- Memória RAM: 2 GB;
- Armazenamento: 1,2 GB;
- Placa de vídeo: 1 GB de RAM.
Como recortar imagens no Qgis
Se o seu computador atende a essas exigências, veja abaixo um guia básico ensinando como recortar imagem de satélite usando o Qgis:
- Baixe o Qgis (Windows | Mac | Linux);
- Clique e arraste o arquivo desejado para a tela inicial do app;
- Use o scroll do mouse para ampliar a imagem na região desejada;
- Dê duplo clique na camada desejada do mapa na coluna “Camadas”, no canto esquerdo;
- Clique em “Preenchimento Simples” e na seta de “Cor do traço”;
- Selecione vermelho, clique em “Aplicar” e em “Ok”;
- Clique em “Vetor” e vá até a opção “Geoprocessamento”;
- Clique em “Recortar” para abrir o menu avançado;
- Selecione a camada principal em “Camada de entrada”;
- Selecione a camada que você deseja cortar em “Camada de sobreposição”;
- Clique em “Executar”, no canto inferior direito.
Feito isso, basta selecionar uma pasta de saída para salvar o seu arquivo. Devido à complexidade da ferramenta de corte do Qgis, é recomendável que você acesse o site do desenvolvedor e conheça mais possibilidades oferecidas pelo software — confira um manual de treinamento completo disponível no site do aplicativo: malariaeliminationblog.files.wordpress.com.
Além disso, você pode continuar a aprender mais sobre satélites conferindo artigos do Canaltech sobre como identificar equipamentos da Starlink no céu noturno e como funciona a internet vinda do espaço.