Como ouvir música no YouTube e mexer no celular ao mesmo tempo

Como ouvir música no YouTube e mexer no celular ao mesmo tempo

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Bruno Salutes | 14 de Janeiro de 2022 às 18h00
Christian Wiediger/Unsplash

Como ouvir música no YouTube e mexer no celular simultaneamente é uma dúvida recorrente entre pessoas que usam a plataforma de vídeos. Enquanto muitos serviços de streaming de músicas oferecem gratuitamente a opção de reproduzir faixas em segundo plano, o YouTube limita essa função para assinantes do YouTube Premium

Se você usa a versão gratuita do serviço, é possível navegar pelo app no celular enquanto assiste ou ouve a um vídeo. Porém, ao voltar para a tela inicial do celular ou abrir outro aplicativo, a reprodução é pausada. Para desbloquear o recurso, é necessário adquirir a assinatura premium, oferecida por R$ 20,90 por mês para o YouTube ou R$ 16,90 por mês para o YouTube Music.

Assinantes do serviço podem visualizar o vídeo em miniatura no Android e no iOS, com uma opção para reproduzir apenas o áudio. Confira o passo a passo e veja como ouvir música no YouTube e mexer no celular!

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Como ouvir música no YouTube e mexer no celular ao mesmo tempo

  1. Com uma assinatura Premium, abra o Youtube (Android | iOS) e reproduza qualquer música;

  2. Em seguida, saia do YouTube e retorne para a tela inicial ou outro aplicativo. Uma miniatura flutuante do vídeo será exibida e a reprodução não será interrompida;

  3. No Android, toque na miniatura para abrir mais opções, como fechar a janela ou retornar à tela cheia. Para reproduzir apenas o áudio, selecione o ícone de fone de ouvido;

  4. O YouTube continuará reproduzindo a música sem exibir a miniatura do vídeo na tela. Para controlar a reprodução, deslize a tela para baixo e visualize o painel.
Saia do YouTube para ouvir música e mexer no celular ao mesmo tempo (Captura de tela: André Magalhães)

Como alterar as configurações da reprodução em segundo plano no YouTube

Com o YouTube Premium, também é possível desativar a reprodução em segundo plano ou limitar para o uso de fones de ouvido ou alto-falantes conectados. Para isso, abra o aplicativo do YouTube, vá em “Configurações” e selecione “Segundo plano e downloads”. Na próxima tela, use a aba “Reprodução” para fazer os ajustes.

Ajuste as configurações de segundo plano no YouTube para ouvir música a qualquer momento no celular (Captura de tela: André Magalhães)

Como ouvir música pelo YouTube com a tela dividida no Android

Com a função de dividir a tela entre dois apps, é possível conseguir ouvir música pelo YouTube gratuitamente enquanto usa outro aplicativo no Android. No entanto, isso apresenta limitações: a reprodução é interrompida com a tela bloqueada, o app do YouTube ainda ocupa espaço útil da interface e pode ser necessário repetir o processo várias vezes ao alternar apps. Veja, a seguir, como usar o recurso:

  1. Abra a lista de aplicativos em execução no Android. Em seguida, toque no ícone do YouTube para abrir mais opções;

  2. Na janela exibida, pressione "Abrir no modo tela dividida";

  3. Com o modo ativo, o YouTube ocupará metade do espaço total da tela, enquanto você consegue abrir outro aplicativo simultaneamente. Nessa situação, é possível reproduzir vídeos e músicas pela plataforma.
Siga os passos para ouvir música pelo YouTube com o modo de tela dividida do Android (Captura de tela: André Magalhães)

O que fazer quando a reprodução em segundo plano não funciona no YouTube

Em alguns casos, a reprodução em segundo plano pode não funcionar corretamente, mesmo com uma assinatura do YouTube Premium. Nessas situações, é recomendável checar se nenhum outro aplicativo está reproduzindo áudio no seu celular ao mesmo tempo. Caso o problema persista, reinicie o aplicativo, procure por atualizações na Google Play Store ou App Store e confira o status de sua conexão com a internet.

Fonte: YouTube (1, 2)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.