Como ocultar o status no WhatsApp de contatos específicos

Como ocultar o status no WhatsApp de contatos específicos

Por Matheus Bigogno Costa | Editado por Guadalupe Carniel | 21 de Junho de 2022 às 18h30
Canaltech/Felipe Freitas

Se você gostaria de controlar quem vê as suas publicações, sem dúvidas está interessado em saber como ocultar o status no WhatsApp de contatos específicos. Por padrão, esse tipo de publicação, que tem um prazo de validade de 24 horas, pode ser visualizado por todos os seus contatos.

Mesmo que menos pessoas tenham acesso ao seu contato pessoal, como no Facebook ou Instagram, por exemplo, não são raras as vezes que você não queira que determinadas pessoas vejam a sua publicação; veja abaixo como ocultá-la!

O que acontece ao mudar a privacidade do status do WhatsApp

Antes de prosseguir, é importante que você tenha em mente o que acontece quando optar por fazer a mudança:

  • Se você já compartilhou um Status, as novas mudanças não vão afetá-lo — será necessário republicá-lo;
  • Caso você opte por desativar a confirmação de leitura, não poderá saber quem viu sua publicação — o mesmo vai acontecer se outro contato desativar a função: você também não saberá que ele viu a sua atualização.

Como mudar a privacidade do status do WhatsApp

  1. Abra o WhatsApp (Android | iOS) e acesse a aba de “Status” no menu superior ou arrastando a tela para a esquerda;

  2. Toque no ícone de “Três pontos” situado no canto superior direito da tela (Android) ou toque em “Privacidade” (iPhone);

  3. Feito isso, selecione “Meus contatos exceto…” e escolha quem não vai poder ver ou “Compartilhar somente com…” e escolha somente quem você quer que seja capaz de ver a sua publicação;

  4. Caso queira mudar essas configurações ou voltar às configurações iniciais e permitir que todos vejam seu Status, basta apenas escolher a opção “Meus contatos”;

  5. Finalizados os ajustes, toque em “OK” e crie a sua publicação normalmente. Assim, quem você escolheu ocultar, não vai poder ver o seu Status.
Veja como ocultar o status no WhatsApp é algo que pode ser feito de forma extremamente rápida e prática (Captura de tela: Matheus Bigogno)

E se eu compartilhei o Status no Facebook ou Instagram?

Como o WhatsApp permite a integração com outras plataformas da Meta, como o Facebook e o Instagram, por exemplo, se você compartilhou já a publicação por lá, a ideia é a mesma do que foi listado acima.

É necessário republicar o conteúdo novamente e, ainda por cima, ajustar em cada rede social para quem você quer ocultar. De modo geral, basta apenas que você vá nas configurações de privacidade de cada rede social e faça o ajuste. Veja como ocultar stories do Instagram ou do Facebook.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.