Como jogar Free Fire na smart TV ou Chromescast

Como jogar Free Fire na smart TV ou Chromescast

Por Kris Gaiato | Editado por Bruno Salutes | 22 de Julho de 2021 às 15h50

O Free Fire (Android | iOS) é um famoso jogo de estilo battle royale. Com foco no segmento mobile, o título recentemente atingiu um bilhão de downloads na Google Play Store. Embora os usuários joguem horas a fio em seus celulares, pode ser interessante aproveitar a jogatina em telas maiores e, quem sabe, na TV da sua sala?

Considerando que o Free Fire é essencialmente um jogo mobile, somente é possível jogá-lo "na TV" através da trasmissão da tela do celular. O processo é relativamente simples, mas exige um pouco de atenção, uma vez cada sistema operacional requer uma estratégia particular. Veja a seguir como jogar Free Fire na smart TV ou Chromescast.

Como jogar Free Fire na smart TV?

Com Android

Em dispositivos com sistema Android 5.0 ou superior, há um botão dedicado à transmissão de tela na janela de notificações, onde ficam alguns atalhos para recursos do celular.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Cabe frisar que, a depender da marca e modelo, o nome do recurso pode variar entre “Transmitir”, “Smart View” e "Screen Share". Aliás, embora essa possibilidade seja bastante comum no universo Android, não são todos os dispositivos que oferecem o recurso. Confira a seguir como usar a função:

Passo 1: abra a janela de notificações do seu celular e localize a função "Screen Share". Caso não encontre, lembre-se de procurar pelos nomes citados acima. Assim que encontrar o botão, toque sobre ele;

Para abrir a janela, arraste a tela inicial para baixo. (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

Passo 2: para iniciar o pareamento, é necessário que os dispositivos estejam conectados na mesma rede Wi-Fi. Em alguns casos, o celular precisa estar com o Bluetooth ligado. Faça os ajustes necessários. Para prosseguir, toque em "Ativar";

Essa tela não será exibida se o Wi-Fi e Bluetooth já estiverem ativados. (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

Passo 3: com tudo pronto, o celular iniciará a busca por dispositivos compatíveis;

Caso a TV não seja encontrada, verifique a sua conexão Wi-Fi e tente novamente. (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

Passo 4: na lista de aparelhos que será exibida na sequência, selecione a sua smart TV.

O celular vai listar todos os aparelhos compatíveis. Identifique e clique sobre a sua TV. (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

No tutorial acima, foi utilizado um celular Xiaomi, cujo sistema operacional é baseado no Android. O passo a passo pode ter algumas variações de acordo com o aparelho, mas as diferenças não são significativas.

Com a tela devidamente espelhada, você deve iniciar o Free Fire e comece a jogatina. Aliás, embora a imagem seja transmitida para a televisão, os controles continuam no aplicativo. Caso queira impulsionar a experiência, conecte um controle ao seu celular.

Com iOS

Com o iOS, o processo é um pouco diferente. Veja os detalhes a seguir:

Passo 1: assim como no Android, o recurso fica na janela de atalhos do dispositivo. Para acioná-la, deslize a tela para cima;

Abra a janela de aplicativos do iPhone. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 2: em seguida, toque no botão "Espelhar a Tela" — que é diferente do recurso AirPlay, cujo objetivo é transmitir vídeos, não a tela de forma geral;

Fique atento, o recurso Espelhar a Tela possui diferentes aplicações do AirPlay.(Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 3: agora espere o celular identificar a sua smart TV e, quando isso acontecer, toque no dispositivo para iniciar a transmissão.

Após alguns segundos, a sua smart TV será exibida nessa tela. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Para jogar Free Fire na televisão, basta abrir o jogo, como citado anteriormente.

Como jogar Free Fire na TV com o Chromecast?

Caso você não tenha uma smart TV, é possível transmitir a tela do celular através do Chromecast. Essa função é possibilitada pelo aplicativo Google Home e, até o momento, está restrita a celulares com Android 5.0 ou posterior — em outras palavras, significa que o recurso não é compatível com os demais sistemas operacionais, o que inclui Windows e iOS. Então, se você possui um iPhone, volte uma casa.

Antes de detalharmos o passo a passo, eis uma importante dica: desative a economia de energia do seu celular caso ela esteja habilitada. Afinal, esse modo pode limitar a capacidade de processamento do aparelho e afetar o desempenho da transmissão. Além disso, é preciso ativar a permissão "Microfone" do aplicativo Google Home. Feitas as observações necessárias, veja como usar jogar Free Fire na TV usando o Chromecast.

Passo 1: acesse o aplicativo Google Home e, na página inicial, toque no botão “Sala de Tv”;

Toque em "Sala de TV" para iniciar o processo. (Imagem: Igor Almenara/Captura de tela)

Passo 2: no canto inferior direito da tela, selecione o comando “Transmitir tela”;

Esse método é ideal para usuários que não possuem uma smart TV. (Imagem: Igor Almenara/Captura de tela)

Passo 3: confirme a ação na janela que será exibida na sequência. Para tanto, toque na opção “Transmitir tela” novamente. Feito isso, abra o aplicativo do jogo e divirta-se!

Através do Google Home, é possível controlar o volume da televisão uma vez iniciada a transmissão. (Imagem: Igor Almenara/Captura de tela)

Pronto! Agora você sabe como jogar Free Fire na smart TV ou Chromescast.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.