Como gravar o áudio de uma corrida da 99

Como gravar o áudio de uma corrida da 99

Por Kris Gaiato | Editado por Guadalupe Carniel | 19 de Novembro de 2021 às 13h10
(Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

A 99 (Android l iOS) tem investido pesado em medidas de segurança para proteger os seus usuários. Entre os recursos adotados pela empresa, está a opção de gravar áudios de corridas que pode ser utilizada tanto por passageiros quanto por motoristas.

A função pode ser encontrada na aba “Recursos de Segurança”, exibida na tela inicial quando o usuário tem uma corrida em andamento. O objetivo da gravação é criar possíveis provas caso o usuário se sinta desconfortável com a postura da outra parte (motorista ou passageiro).

Para tornar o uso do recurso mais seguro, a sua ativação é totalmente sigilosa. Além disso, o registro é criptografado e o seu compartilhamento é feito apenas quando há obrigação legal ou ordem judicial. Se houver suspeita de crime com violência ou grave ameaça, a empresa poderá ceder o áudio para autoridade policial ou representante do Ministério Público.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Como gravar o áudio de viagem da 99

Assim que a corrida começar e o passageiro entrar no carro, será exibida a aba com recursos de segurança na tela inicial. A opção é representada por um escudo azul e inclui outras funções, como “Compartilhar rota” e “Ligar para Polícia”.

Acesse os Recursos de Segurança

Para gravar o áudio de uma corrida da 99, é preciso abrir a janela que reúne os recursos de segurança. Para tanto, clique sobre o ícone de escudo que fica posicionado na lateral direita, logo acima das informações sobre o trajeto.

Clique no símbolo de escudo azul (Imagem: 99/Montagem: Kris Gaiato)

Selecione a opção “Gravar áudio da corrida”

Entre as funções disponíveis, localize e escolha “Gravar áudio da corrida”, destacada por um ícone de microfone.

Selecione o recurso (Imagem: 99/Montagem: Kris Gaiato)

Leia os termos de uso e confirme

Feito isso, leia os termos de uso do recurso e, na parte inferior da tela, toque sobre o comando “Concordar e iniciar”.

Concorde com os termos e ative a gravação (Imagem: 99/Montagem: Kris Gaiato)

Após a ativação, o áudio será gravado obrigatoriamente por dois minutos após a finalização da corrida. Caso o usuário desligue ou interrompa a gravação, a 99 poderá interpretar a atitude como uma emergência e acionar autoridades de trânsito ou de segurança pública competentes.

Fonte: 99 (1), (2)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.