Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como funciona o Uber Eats

Por| Editado por Bruno Salutes | 19 de Novembro de 2021 às 23h30

Link copiado!

Divulgação/Uber Eats
Divulgação/Uber Eats

O uso de apps de delivery de comida cresceu significativamente nos últimos anos — e aumentou ainda mais em 2020, por conta da pandemia da Covid-19. Por conta disso, pode ser que você já tenha se deparado com a seguinte dúvida: como funciona o Uber Eats?

Pensando nisso, o Canaltech separou para você algumas informações adicionais contando o que é, e como a plataforma funciona para clientes, restaurantes e entregadores. Confira mais informações abaixo!

O que é o Uber Eats

Continua após a publicidade

O Uber Eats é um app de delivery de comida desenvolvido pela Uber, conhecida por seu app de transporte privado urbano. Através dele, restaurantes podem se cadastrar e criar catálogos com seus produtos, assim, quando um cliente fizer um pedido, um entregador filiado realizará a entrega.

Como funciona o Uber Eats?

De modo geral, o Uber Eats funciona conectando três vertentes: clientes, restaurantes e entregadores. Por isso, é importante entender como a plataforma funciona para cada um deles separadamente.

Como funciona o Uber Eats para o cliente

Continua após a publicidade

Depois de se cadastrar no app do Uber Eats (Android | iOS| Web), o cliente poderá visualizar o marketplace com os itens mais pedidos, além de fazer pesquisas mais detalhadas no catálogo. Caso queira, também é possível buscar por um restaurante específico, ver seu cardápio e as formas de pagamento aceitas.

Ao fazer o pedido, o cliente é capaz de adicionar cupons de desconto e selecionar a forma de pagamento pelo próprio app, usar cartões ou até dinheiro físico. Feito isso, será possível acompanhar todas as etapas do processo, desde o preparo até a entrega.

Como funciona o Uber Eats para o restaurante

Continua após a publicidade

Se você possui um restaurante e quer aumentar a abrangência do seu serviço usando o Uber Eats, saiba que primeiro deve preencher um formulário de cadastro e esperar o aceite da plataforma. Após a aprovação, você passará a receber notificações de pedidos através do app normalmente.

Depois de receber um pedido, o restaurante deve prepará-lo normalmente e separá-lo para a entrega, que vai ser feita por um entregador parceiro. É importante ressaltar que a plataforma cobra uma taxa de serviço por venda para cobrir custos de suporte, promoções para alcançar mais pessoas e taxas de cartão de crédito, que podem chegar em torno de 30% do valor de cada pedido — lembre-se de que esse valor pode oscilar.

Como funciona o Uber Eats para o entregador

Continua após a publicidade

Para ser um entregador parceiro do Uber Eats, é necessário ter mais de 21 anos, possuir CNH há mais de dois anos e com a observação EAR (Exerce Atividade Remunerada) — inclusive, esses são os mesmos requisitos para se cadastrar no Uber Moto, categoria criada recentemente que incentiva a categoria a ingressar em novas oportunidades.

No caso de ciclistas, é necessário ser maior de 18 anos, apresentar CPF, Comprovante de Situação Cadastral no CPF, RG e CNH, mesmo que não tenha um veículo ou não pretende usar nenhum. A opção é para garantir que você possa adquirir um no futuro e usá-lo na entrega.

Tendo isso em vista, basta apenas preencher o formulário de inscrição. Motoristas de carro precisam se habilitar através do app Uber Drive (Android | iOS). Assim que o cadastro for efetuado, você começará a receber notificações de pedidos para serem entregues nas redondezas. Depois de aceitar um pedido, deve buscá-lo em um estabelecimento e levá-lo até o local indicado.

Continua após a publicidade

Os repasses das taxas acontecem semanalmente na sua conta bancária cadastrada e são referentes à semana anterior trabalhada. Caso tenha completado mais de 25 viagens e esteja na plataforma há mais de duas semanas, você tem direito a usar o repasse antecipado uma vez por dia — função conhecida como Flex Pay.

Pronto! A partir desse momento, você sabe um pouco mais sobre o que é e como funciona o Uber Eats para clientes, restaurantes e entregadores.

Fonte: Uber Eats (12, 3)