Como funciona o Rappi, o aplicativo para entrega de qualquer coisa?

Divulgação/Rappi

Imagine esse cenário: você está curtindo o final de semana na casa dos amigos, todo mundo conversando, se divertindo, contando piadas, até que chega a noite, todo mundo com fome mas cansado ou com preguiça demais para fazer uma janta, e então todos chegam a uma decisão lógica: vamos pedir um delivery.

As pessoas começam a discutir então sobre onde pedir, cada um defendendo seu restaurante preferido, até que alguém sugere escolher o melhor ranqueado na lista do Rappi. Todos concordam animados e você fica ali, sorriso amarelo e cabeça balançando devagar para cima e para baixo, porque não faz ideia do que eles estão falando, mais não quer que seus amigos achem que você é um “idoso” que está por fora das últimas tendências — e tudo o que torce é para eles escolherem algo que não tenha muita pimenta.

Se você se identificou com a situação, não se preocupe: nós vamos explicar aqui o que exatamente é o Rappi e não apenas como ele funciona, mas também como ele é algo que irá tornar a sua vida muito mais fácil.

O que exatamente é o Rappi?

O Rappi é um aplicativo de entregas daqueles que você faz o cadastro, escolhe o que quer pedir, o modo de pagamento e aí espera o entregador aparecer na sua porta com o seu pedido. Mas aí você se pergunta: “eu já tenho um aplicativo pra pedir comida, por que eu iria precisar baixar outro?” E é aí que está o grande diferencial do Rappi: a variedade de opções.

Isso porque o Rappi é muito mais do que um aplicativo para pedir comida. Claro, ele possui essa opção, mas também tem muito mais. ORappi é um aplicativo de entrega de tudo. Literalmente, qualquer coisa que você quiser.

Acabou o papel higiênico e você está sem tempo de ir ao mercado? Sem problema! O Rappi possui parceria com diversos supermercados, então é só entrar no app, comprar o que estiver precisando e seus produtos serão entregues no conforto do seu lar. Reunião com os amigos e acabou a bebida? É só abrir o Rappi e aproveitar as parcerias que a empresa possui com distribuidoras de bebidas e pedir aquela nova leva de cerveja geladinha sem precisar sair do sofá. Acordou de madrugada com aquela dor de cabeça? Não precisa nem sair da cama: é só pegar seu celular, abrir o Rappi e pedir seu remédio por ali mesmo, que ele será entregue rápido o suficiente pra dar tempo de fazer efeito e você ainda ter algumas horinhas pra dormir.

O Rappi permite pedir qualquer tipo de produto sem sair de casa, independente do que seja (Captura: Rafael Rodrigues/Canaltech)

E esse é o grande diferencial do Rappi: ser um aplicativo para entrega de tudo. A empresa não apenas possui parcerias com restaurantes, supermercados e farmácias, como ainda permite que o usuário contrate um entregador para fazer compras, recebimentos e entregas do que você precisar. Quer uma pizza daquela pizzaria do bairro que não possui delivery? Você pode contratar um entregador da Rappi para ir à pizzaria, comprar a de seu sabor preferido, e então entregá-la na sua casa. Sua esposa saiu pra trabalhar e esqueceu a chave de casa? É só chamar um entregador da Rappi pra ele vir pegar a chave na sua casa e levar para a sua esposa no trabalho. Lançou aquele jogo de videogame que você está esperando há anos mas tá sem tempo pra ir na loja e queria conseguir jogá-lo ainda hoje? É só usar o Rappi, e um dos entregadores deles pode passar na loja por você, comprar o jogo e entregá-lo em sua casa ou local de trabalho.

Além disso, o Rappi também oferece o serviço RappiCash, que é um delivery de dinheiro. Caso você esteja precisando de dinheiro em espécie mas não tem como abandonar o que está fazendo no momento para ir no banco e passar no caixa eletrônico, é só chamar o Rappi e um dos entregadores da empresa irá levar a quantidade de dinheiro em espécie necessária em qualquer lugar que você esteja.

Como funciona o Rappi

O aplicativo Rappi pode ser baixado tanto na Play Store quanto na App Store (Captura: Rafael Rodrigues/Canaltech)

Atualmente, o Rappi está disponível em quatorze cidades do Brasil: Belo Horizonte, Campinas,Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Jundiaí, Niterói, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, São José dos Campos, São José do Rio Preto e São Paulo - ao menos durante o momento da publicação desta matéria. Como a empresa está em constante expansão, o Rappi chega a novas cidades praticamente a cada mês, então para confirmar se a sua cidade já possui o serviço você pode acessar a página oficial da empresa.

Para usar o serviço é muito simples: como todo aplicativo, a única coisa que você precisa fazer é baixar o app do Rappi na Play Store (caso seu smartphone seja Android) ou na App Store (no caso de possuir um iPhone). Feito o download, é só abrir o programa, fazer o cadastro informando alguns dados pessoais básicos (nome completo, endereço de residência, telefone para contato, etc) e começar a aproveitar o app.

Dentro do aplicativo, você irá encontrar diversas opções de serviços, como restaurantes, pet shops, farmácia, supermercados, bebidas, suplementos, ingressos para eventos diversos, sobremesas, sex shop, hotéis — basicamente qualquer necessidade de produto ou serviço que você possa ter é coberta pelo Rappi. Inclusive, o Rappi possui uma parceria com a companhia de patinetes elétricos Grin, e você pode usar o app para descobrir qual é a base mais próxima de onde você está.

Aplicativo Rappi oferece opções para os mais diversos tipos de serviços de delivery (Captura: Rafael Rodrigues/Canaltech)

Caso queira algo muito peculiar que não existe no app — como, por exemplo, comprar uma ferramenta específica para terminar o conserto do banheiro —, você pode utilizar a opção “Qualquer Coisa”, que permite especificar o que você precisa e em qual loja você quer que seja comprada, e o Rappi irá disponibilizar um entregador para fazer a compra por você e entregar esse produto diretamente onde você está. E, se tudo o que você precisa é do serviço de um motoboy — como, por exemplo, para pegar alguns documentos na sua casa e levá-los para seu chefe no escritório —, o Rappi também pode te ajudar, disponibilizando a opção “Entregas” justamente para esse tipo de situação.

Outro diferencial do Rappi para os aplicativos do tipo são as formas de pagamento, que além das mais comuns (como cartão de crédito, débito e dinheiro) de qualquer estabelecimento, também aceita pagamentos por PayPal e pelo Cartão Rappi, um cartão pré-pago próprio da empresa. Além disso, o Rappi possui ainda opção de dividir o pagamento em partes iguais entre várias contas, facilitando a partilha daquela pizza entre a galera.

Cupom do Canaltech

E para você que ainda não começou a usar o serviço de entrega de tudo que vai mudar sua vida, se liga: o Canaltech oferece um cupom Rappi para você ter um incentivo para começar a usar o aplicativo. É só acessar as configurações do aplicativo na área de inserir cupons e adicionar o código xxp31989224. Nosso cupom dá R$ 150 para que novos usuários abatam o valor de seus fretes, tornando as entregas gratuitas até que esse crédito se esgote.

E aí, pronto pra aproveitar o melhor da vida sem precisar sair de casa? Baixe agora mesmo o aplicativo Rappi em seu celular e aproveite todas as vantagens que apenas ele pode te oferecer.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.