Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como funciona o QuintoAndar

Por| Editado por Bruno Salutes | 11 de Janeiro de 2022 às 20h10

Link copiado!

Divulgação/QuintoAndar
Divulgação/QuintoAndar

O QuintoAndar é uma plataforma online para facilitar o aluguel, venda e compra de imóveis sem a necessidade de um fiador, seguro ou depósito caução. Disponível tanto em versão web quanto aplicativo para celular, a startup está presente em algumas das principais capitais brasileiras.

Lançado em 2013, o serviço foi ganhando novidades que simplificam toda a parte burocrática na hora de alugar ou oferecer moradias com esse objetivo. A seguir, saiba como funciona o QuintoAndar, além de suas vantagens e desvantagens.

O que é o QuintoAndar

Continua após a publicidade

O QuintoAndar é fruto de uma startup brasileira que leva o mesmo nome da plataforma. Presente em navegadores web, iPhone e celulares Android, o serviço é dedicado ao aluguel e aquisição de imóveis. Atualmente, a companhia atua em mais de 50 cidades em todo o Brasil, incluindo as capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília e Curitiba.

A principal característica do QuintoAndar é tornar bem mais simples o ato de alugar ou vender um imóvel, sem aquela montanha de processos exigidos por imobiliárias, sem fila de espera ou a exigência de um fiador, seguro ou depósito caução. Gostou de um imóvel e quer deixá-lo reservado? Ou quer colocar sua casa ou apartamento para venda ou aluguel? Isso tudo e mais algumas coisas são possíveis no QuintoAndar.

Como funciona o QuintoAndar

O QuintoAndar funciona como uma vitrine de locações em que futuros inquilinos e proprietários podem, respectivamente, pesquisar ou expor imóveis de seus interesses. O site e o app da empresa permitem encontrar lugares baseados em mais de 60 opções de filtros, incluindo bairro, valor, se a casa, apartamento ou condomínio aceitam animais de estimação, entre outras.

Continua após a publicidade

O QuintoAndar é inteiramente responsável pela intermediação entre o inquilino e o proprietário. Do momento em que o usuário faz a pesquisa até a conclusão de um contrato, não é cobrado um centavo de ambas as partes. As únicas exceções são quanto às taxas de corretagem, debitada uma única vez no primeiro aluguel, e de administração, cobrada todo mês sobre uma porcentagem do aluguel.

Proprietários e inquilinos também podem falar entre si usando o chat do QuintoAndar no computador ou celular. Ou ainda por meios externos, caso tenham trocado outras formas de contato anteriormente. Esse talvez seja o método mais comum de comunicação entre as duas partes, principalmente em casos de reparo no imóvel, que não é negociado pelo QuintoAndar.

Como funciona o QuintoAndar para o inquilino?

Continua após a publicidade

Assim que você acessa o site ou app do QuintoAndar, há um campo para fazer uma pesquisa usando os filtros da plataforma, como localização (bairro), faixa de preço do aluguel, o que tem no condomínio, e por aí vai. Quando encontrar algo, basta agendar uma visita, que geralmente é acompanhada por um corretor terceirizado do QuintoAndar.

Após conhecer o imóvel pessoalmente, você pode fazer uma proposta para o proprietário no site ou aplicativo. É possível dar qualquer lance a partir do valor mínimo, dependendo do preço cobrado pelo dono do imóvel. Se o dono aceitar, o QuintoAndar fará uma análise de crédito para dar início ao contrato. É necessário ter uma renda bruta mensal de pelo menos 2,5 vezes o valor total mensal para o imóvel.

Com tudo pronto, os boletos do aluguel são enviados por e-mail todos os meses, podendo ser acessados também pelo aplicativo do QuintoAndar. Valores referentes ao condomínio não costumam entrar nessa conta e precisam ser solicitados separadamente junto ao síndico ou administradora do local.

Continua após a publicidade

Como funciona o QuintoAndar para o proprietário?

Do lado do proprietário, a coisa funciona é um pouco diferente. Para colocar um imóvel para alugar ou vender no QuintoAndar, primeiro é preciso completar um cadastro no site ou app da companhia. Nesse momento serão exigidos documentos como RG, CNH, CPF, e-mail e número celular, além da matrícula do imóvel, o cartório onde foi registrado e dados bancários.

Feito isso, o usuário cria o anúncio do imóvel e define um preço do aluguel com a ajuda de uma calculadora de preços no próprio QuintoAndar. Entretanto, ele não entra no ar automaticamente, já que o QuintoAndar envia um fotógrafo para tirar fotos e fazer um vídeo da residência, tudo de graça. São essas as imagens que ficarão destacadas no anúncio de aluguel ou venda.

Enviadas todas essas informações, o anúncio do imóvel entra no radar dos usuários do QuintoAndar. A partir daí, o proprietário só precisa aguardar o recebimento das propostas, pois todos os processos anteriores ficam por conta do QuintoAndar. O aluguel começa a ser pago a partir do segundo mês de contrato, na data de vencimento a ser combinada.

Continua após a publicidade

Ah, um detalhe interessante é que proprietários não possuem contrato de exclusividade com o QuintoAndar, o que significa que eles podem anunciar seus imóveis em outras plataformas.

QuintoAndar: vantagens e desvantagens

O maior chamariz do QuintoAndar, sem dúvida, é a facilidade para alugar ou vender um imóvel sem precisar passar por toda a burocracia de fechar o negócio em uma imobiliária. Tirando a visita presencial (por parte do inquilino), todos os procedimentos são feitos online e não levam mais do que alguns dias, dependendo da urgência do proprietário e/ou inquilino.

Continua após a publicidade

A interface do QuintoAndar, tanto na web quanto no aplicativo, é fácil de se navegar. O que surpreende é a quantidade de filtros disponíveis para busca, indo muito além do valor do aluguel e da localidade que o inquilino deseja morar. Nem sempre esses filtros são explorados pelos proprietários, que podem esquecer de incluir coisas mais específicas no anúncio.

Mesmo sendo 100% virtual, os contratos só são fechados mediante uma rigorosa análise de crédito do QuintoAndar, que consulta serviços de proteção ao crédito (SCPC Boa Vista, Serasa) para saber se o inquilino é um bom pagador. Inclusive, se o inquilino atrasar o aluguel, o próprio QuintoAndar assegura o pagamento ao proprietário, além de um seguro contra danos ao local.

Por outro lado, nem todo mundo pode gostar de tanta flexibilidade, já que eventuais reformas no imóvel precisa ser discutidas diretamente com o proprietário, e não com o QuintoAndar.

Outra questão que pode passar despercebida nos anúncios é que muitos imóveis do QuintoAndar são colocados para alugar e venda ao mesmo tempo. Se por um acaso o inquilino estiver em um imóvel alugado e o proprietário vendê-lo, então o inquilino precisa deixar a residência em até três meses. Felizmente, o QuintoAndar assegura a estadia do usuário no imóvel que ele escolher, com todas as despesas pagas, por um mês.