Como forçar o tema escuro oficial do WhatsApp para Android

Por Bruno Salutes | 10 de Dezembro de 2019 às 20h30
Tudo sobre

WhatsApp

Saiba tudo sobre WhatsApp

Ver mais

Não há como negar: o modo escuro é o grande recurso do ano. Donos de iPhones e Android que já estão usando as versões mais recentes de seus sistemas podem aproveitar o tema escuro, embora a novidade, presente no iOS 13 e no Android 10, não esteja disponível em todos os apps. Isso porque os desenvolvedores precisam atualizar seus aplicativos para que os mesmos sejam compatíveis com o modo noturno.

O WhatsApp, por sua vez, é o app mais popular do mundo, e também o mais aguardado pelos usuários para receber essa função, o que ainda não tem prazo para acontecer. Os curiosos de plantão, no entanto, já podem realizar alguns procedimentos avançados que forçam o tema escuro no mensageiro em sua versão para Android. Quer saber como forçar o tema escuro no seu WhatsApp? Confira a seguir.

O que eu preciso para ativar o tema escuro no WhatsApp?

O site Asap Land desenvolveu originalmente esse tutorial usando dois aplicativos: o VMOS e o WA Tweaker. O primeiro deles, o VMOS, é um simulador virtual que cria um ambiente alternativo que roda em segundo plano no sistema.

Para usá-lo, no entanto, você precisará fazer uma instalação manual e conceder acesso ROOT, que será aplicado automaticamente pelo próprio app. Para quem não está familiarizado com o termo, basicamente, o ROOT é um procedimento equivalente ao Jailbreak que "desbloqueia" o sistema Android para que o usuário consiga fazer modificações profundas através de apps avançados.

Já o segundo app, o WA Tweaker, também é instalado manualmente e será o responsável por habilitar o tema escuro dentro do WhatsApp. Aqui estão os links dos arquivos de ambos os apps para download:

Agora, vamos ao passo a passo.

Como forçar o tema escuro oficial do WhatsApp para Android

Passo 1: baixe e instale o arquivo do VMOS. Dê permissão para que o Chrome baixe e instale "apps desconhecidos'' quando esse pop-up aparecer. Faça a instalação e abra o VMOS.

Passo 2: abra o VMOS e conceda permissão para que ele possa se "sobrepor a outros apps". Depois, aguarde o final da instalação. O processo é demorado e pode levar até 5 minutos para ser completado.

Passo 3: agora, você precisará instalar o arquivo que você baixou do WA Tweaker no seu celular. Finalize a instalação por completo e não abra o app por enquanto.

Passo 4: volte ao VMOS que já está baixado e instalado no seu celular. A inicialização do aplicativo é demorada; portanto, espere a conclusão em 100% e mantenha a tela do celular ligada. Quando ele carregar, você irá ver o ambiente alternativo que foi criado pelo app dentro do sistema (ele leva um papel de parede de constelação como na imagem abaixo).

Passo 4: clique no ícone de "configuração" (engrenagem) que está na tela de início do VMOS. Selecione "System settings" no menu e, depois, clique em "Sobre o telefone". Role a tela e dê 10 toques seguidos em cima da descrição "Número da versão" até que a mensagem "Parabéns! Agora você é um desenvolvedor" apareça.

Passo 5: com o modo de desenvolvedor ativado, clique na seta no canto superior esquerdo da tela e volte para o menu anterior. Nele, selecione "Opções do desenvolvedor" e, depois, encontre e ative a opção "ROOT".

Passo 6: após ativar o acesso ROOT, volte para a tela de início do VMOS e abra a gaveta de apps (deslizando debaixo para cima da tela). Clique no aplicativo "File transportation"e toque em "Import".

Passo 7: na tela que irá se abrir, selecione o ícone do WhatsApp e do WA Tweaker. Depois, selecione "Importing" e aguarde. Ao final, você verá ambos os aplicativos na tela inicial do VMOS.

Passo 8: abra o WA Tweaker na tela inicial e selecione "Lembre-se desta permissão para sempre" seguido de "Permitir". Na tela que irá se abrir, selecione a opção "Enable dark mode". Volte para a tela inicial e, agora, clique no ícone do WhatsApp.

Passo 9: com o WhatsApp aberto, toque nos três pontos no canto superior direito da tela e selecione "Configurações''. Você deve ver na tela que se abrirá a opção "Tema" entre as configurações do aplicativo. Basta clicar nela e escolher "Escuro" (ufa!).

Pronto! Seu WhatsApp estará rodando dentro do ambiente virtual e alternativo do VMOS com acesso ROOT que permitirá o WA Tweaker forçar o tema escuro.

Agora, você deve estar se perguntando: vale a pena usar essa opção? Não muito. Isso porque o VMOS roda em paralelo dentro do sistema e cria cópias de aplicativos que trazem recursos avançados, o que consome internet e bateria. No entanto, essa alternativa pode ser interessante para quem quer ver uma prévia do dark mode do WhatsApp em toda sua glória.

Aqui vai uma opção menos "dolorida" para você tentar usar o tema escuro no WhatsApp para quem está usando o Android 9 ou 10:

Como usar o tema escuro do Android no WhatsApp

Algumas fabricantes oferecem uma opção no menu do desenvolvedor que ativa o tema escuro em vários aplicativos. Se você tiver sorte de encontrá-lo no seu sistema, o que irá depender do fabricante do celular, pode ser que o WhatsApp passe a funcionar no dark mode apenas com esse truque. O aparelho que usamos para fazer esse teste foi o BLU C9 Pro com Android 9.

  • Abra as configurações do sistema e vá até o menu de desenvolvedor;
  • Encontre a opção "Modo noturno";
  • Selecione "Sempre ativado";
  • Volte e abra o WhatsApp.

Agora, se nada disso funcionar, o jeito é esperar até que o WhatsApp libere a versão final e oficial de seu aplicativo já com o modo noturno a todos os usuários.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.