Como deixar o Facebook com a tela preta | Dark Mode

Como deixar o Facebook com a tela preta | Dark Mode

Por Kris Gaiato | Editado por Bruno Salutes | 07 de Janeiro de 2022 às 14h55

Quer deixar o Facebook preto? Se você é fã do modo escuro, saiba que o processo é bastante simples. Aliás, existem dois caminhos possíveis: ativar a função do aplicativo ou usar o recurso do sistema operacional do seu celular. Cada uma dessas opções tem particularidades, então vale testar ambas.

Se você não abre mão do dark mode, possivelmente sentiu falta de uma solução para a versão para Web da plataforma. Felizmente, isso não é um problema. Além do modo escuro do navegador, existem também extensões para deixar o Facebook preto.

Como você notou, não faltam alternativas. Para começar, vamos para a saída mais óbvia: como habilitar o recurso no aplicativo da rede social?

  1. Acesse o menu do Facebook (Android l iOS l Web), representado pelo botão de três traços no canto inferior direito. Em seguida, amplie a aba “Configurações e privacidade” e, nela, selecione a opção “Modo escuro”;

  2. Por fim, habilite o recurso. Clique em “Ativado” ou, se preferir, “Sistema” para que o app acompanhe as configurações do sistema operacional.
No aplicativo do Facebook, ative o modo escuro nas "Configurações" (Captura: Kris Gaiato)

Aliás, ao contrário de outros aplicativos, a interface da rede social não muda quando o usuário habilita o modo escuro no celular. Isso acontece somente quando a opção “Sistema” está ativada.

Essa opção, inclusive, dá mais praticidade ao usuário. Afinal, basta usar as configurações do celular para ativar o modo desejado. Assim, o Facebook e outros programas com a função serão ajustados automaticamente.

Como deixar o Facebook preto no Android

Para realizar a configuração no Android, não há muito mistério. O processo é bastante simples. Apesar disso, o passo a passo pode sofrer algumas pequenas mudanças a depender do modelo e da fabricante. No processo abaixo, foi utilizado um Pixel 5a com Android 12.

  1. Com o recurso “Sistema” habilitado, acesse as Configurações do seu celular Android. Depois, selecione a aba “Tela”;

  2. Em seguida, localize a opção “Tema escuro” e clique sobre ela.
Para deixar o Facebook preto, ajuste o modo do seu celular (Captura: Kris Gaiato)

Como ativar o modo escuro do Facebook no iOS

Usuários do iOS também encontram um caminho fácil. Para as capturas a seguir foi utilizado foi utilizado um iPhone SE 2020 com iOS 15.

  1. No iPhone, acesse os “Ajustes” e, na página inicial, selecione a opção “Tela e Brilho”;

  2. Feito isso, clique sobre a prévia do modo escuro. Se quiser, determine o brilho da tela logo abaixo.
No iOS, é possível ajustar o brilho e outros detalhes do modo escuro (Captura: Kris Gaiato)

Para alternar entre o modo escuro e claro durante o dia, selecione o recurso “Night Shift” e determine o horário para a mudança automática — que também afetará o Facebook.

Como deixar o Facebook preto no computador

Para usar o recurso na versão para Web da plataforma, é necessário habilitar o dark mode no seu navegador. Abaixo, veja os tutoriais para os programas mais populares.

Além desse método, o usuário também pode baixar uma extensão para “forçar” o modo escuro no navegador. Existem diversas opções disponíveis nas lojas de cada programa. Mas para ilustrar será utilizado o Dark Reader, que é compatível com Chrome, Safari, Firefox e Edge.

1. Baixe a extensão pela loja do navegador ou através do link acima. Feito isso, acesse a aba de extensões do programa e clique sobre o ícone do plugin;

Para deixar o Facebook preto, ative o Dark Reader (Captura: Kris Gaiato)

2. Essa ação abrirá uma pequena janela com as configurações. No canto superior direito, selecione o botão “Ati.” (abreviação de ativado). Se desejar, ajuste o brilho, o contraste, bem como os tons de sépia e cinza da página.

Personalize os ajustes e feche a extensão (Captura: Kris Gaiato)

O Dark Reader ainda permite programar o modo escuro ou claro para um único site, bem como inverter a configuração atual para páginas específicas na aba “Lista de sites”.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.