Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como fazer o app do Facebook gastar menos bateria do celular

Por| 16 de Abril de 2018 às 11h04

Link copiado!

Depositphotos
Depositphotos

A bateria parece ser o calcanhar de Aquiles de qualquer smartphone. Por mais que o mercado de dispositivos móveis esteja ganhando modelos cada vez mais bonitos, elegantes e poderosos, a autonomia energética continua sendo um ponto de descontentamento para os usuários — afinal, de nada adianta ter um celular que, embora tenha um desempenho invejável, não consegue ficar um dia inteiro longe da tomada.

Mas saiba que a culpa nem sempre é da fabricante do seu gadget, mas sim dos aplicativos que você instala nele. Alguns softwares não são otimizados para priorizar a economia energética e consomem mais bateria do que deveriam. E, como comprovado através de um recente estudo internacional conduzido pela Avast, o app oficial do Facebook é um dos grandes vilões nesse quesito.

Deletá-lo seria uma das opções mais rápida; substitui-lo pelo Facebook Lite (edição mais simples e leve do app) também pode ser uma ótima saída. Porém, se você não quer desapegar do programa e ainda assim procura um jeito de reduzir seu consumo energético, saiba que existem duas configurações que podem melhorar bastante a situação e com o mínimo de sacrifício possível.

Continua após a publicidade

Desative o uso constante do GPS

Na maioria das vezes, ao instalar o app oficial do Facebook, os usuários nem prestam atenção nos privilégios que o aplicativo solicita e simplesmente vai concordando com tudo que ele pede. Dessa forma, sem perceber, todo mundo autoriza que o software fique utilizando o GPS do aparelho mesmo quando ele não estiver aberto, rastreando de forma contínua a sua geolocalização.

De acordo com a rede social, isso é necessário para ativar alguns recursos que, venhamos e convenhamos, nem são lá muito úteis, como receber alertas sempre que algum amigo seu estiver nas proximidades. Trata-se de uma função que vale a pena desativar em prol de uma maior economia na bateria de seu gadget — afinal, o GPS é um recurso que consome bastante energia.

No iOS, existem dois caminhos para acessar essa configuração: a primeira é entrando na janela de ajustes do próprio iOS e descendo a tela até encontrar o Facebook. A segunda maneira é entrando direto no app, indo em “Configurações da conta” e em seguida em “Localização”.

Continua após a publicidade

Você vai cair na mesma tela, que exibe as permissões do software. No campo “Localização”, escolha a opção “Durante o uso do app” para que o Facebook só use o GPS quando ele estiver aberto ou “Nunca” para desativar completamente a função.

No Android, você precisa abrir a janela de configurações, ir em “Apps e notificações”, encontrar o Facebook e entrar em “Permissões”. Em seguida, encontre a alternativa “Local”. Neste SO, só existem duas alternativas: ligado ou desligado. Sendo assim, caso você queira reativar o GPS momentaneamente para usar no aplicativo (ao fazer um check in, por exemplo), será necessário voltar nesta tela para ligá-lo manualmente.

Desative as atualizações em segundo plano

Continua após a publicidade

As atualizações em segundo plano permitem que, mesmo quando fechado, o Facebook mantenha alguns de seus processos em execução, emitindo notificações em tempo real sempre que alguém lhe marcar em uma foto ou comentar em uma publicação sua, por exemplo.

A menos que você realmente tenha urgência em se manter atualizado sobre tudo o que acontece na rede social, é possível desativar tal recurso — dessa forma, você só receberá as notificações quando efetivamente abrir o app e poderá economizar ainda mais a bateria do smartphone.

Realizar tal configuração é ainda mais simples: no iOS, basta acessar a janela de ajustes, entrar no setor “Geral” e em seguida tocar em “Atualizações em 2º plano”. Encontre o Facebook e desative-o.

Continua após a publicidade

Já no Android, você precisa entrar nas configurações, visitar a seção “Apps”, encontrar o Facebook e tocar em “Uso de dados”. Em seguida, desative a opção “Dados em segundo plano”.