Como fazer um currículo no Word

Como fazer um currículo no Word

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Bruno Salutes | 08 de Novembro de 2021 às 18h00
Divulgação/Microsoft

Na hora de montar o seu currículo profissional, vale a pena utilizar o Microsoft Word (Android | iOS | macOS | Windows). O software disponibiliza um acervo de modelos personalizáveis de currículo e, dessa forma, você precisa apenas inserir as suas informações profissionais, editar o arquivo conforme suas preferências e salvar o resultado.

Como criar um currículo no Word com modelos personalizáveis

O Word apresenta um catálogo diverso de templates para edição, incluindo currículos e cartas de apresentação. É possível usar a busca do programa para encontrar modelos mais simples ou com maior apelo visual. Quer criar o seu currículo? Então siga os próximos passos!

Abra o Word e clique em "Novo"

Com o Word aberto em seu computador ou celular, selecione a opção "Novo" para criar um documento. Em seguida, é possível criar uma página em branco ou escolher entre os modelos personalizáveis do software.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Crie um novo arquivo no Word (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Escolha um modelo de currículo entre as opções

Comece a navegar entre a lista de modelos e selecione qualquer opção de currículo disponível. Também é possível filtrar por essa categoria de arquivo na ferramenta de pesquisa.

Use a busca para facilitar a procura de modelos (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Clique em "Criar" para abrir o modelo

O Word exibe uma descrição do modelo e uma prévia. Clique em "Criar" para gerar um novo arquivo com o template de currículo.

Crie um arquivo com o modelo (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Edite o currículo com as suas informações profissionais

Em seguida, o modelo será aberto e toda a estrutura é personalizável. Em cada categoria, substitua o texto original por todas as suas informações profissionais. Também é possível alterar a fonte e remover elementos gráficos do arquivo.

Comece a editar o seu currículo com informações profissionais (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Salve o currículo no formato PDF

No Word, clique em "Arquivo" e em seguida selecione "Exportar" e "Criar Documento PDF/XPS". O arquivo no formato PDF preserva todas as informações, tem menos riscos de sofrer edições por outras pessoas e pode ser facilmente compartilhado.

Salve o arquivo em PDF (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Com o seu currículo pronto, você poderá imprimi-lo ou enviar o arquivo para processos seletivos.

Fonte: Microsoft

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.