Como entrar em chamadas em grupo do WhatsApp

Como entrar em chamadas em grupo do WhatsApp

Por Kris Gaiato | Editado por Bruno Salutes | 04 de Agosto de 2021 às 17h30
Matheus Bigogno/Canaltech

O WhatsApp (Android l iOS l Web) recentemente passou a permitir que usuários entrem em chamadas em grupo em qualquer momento. A partir dessa novidade, se você não puder atender à ligação no instante em que ela for feita, poderá acessá-la posteriormente. O recurso está disponível tanto para aparelhos Android quanto iOS e, embora pareça pouco intuitivo, o acesso é bastante fácil.

A ideia central, como você deve imaginar, é tornar as chamadas no aplicativo mais práticas. Afinal, caso um convidado não respondesse à ligação imediatamente, era preciso realizar múltiplas solicitações até ele estar online e apto a atender. Para os usuários mais impacientes, a solução era desligar a chamada e realizar tentativas até obter sucesso. Bom, nada disso é mais necessário, desde que você conheça a nova forma de entrar em chamadas em grupo do WhatsApp.

Como entrar em chamadas em grupo do WhatsApp

Ao compararmos o aplicativo para Android e iOS, identificamos algumas diferenças na interface do recurso. Isso, contudo, não prejudicará o entendimento do tutorial abaixo, que foi realizado em um iPhone SE (2021).

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Passo 1: para realizar esse passo a passo, é preciso que alguém te convide para uma chamada em grupo. Nesse momento, o WhatsApp te notificará da ligação. No Android, será exibida uma janela na parte superior do app e, no iOS, a chamada ocupará a tela inteira. Antes, se você não pudesse atender, era necessário recusar a chamada. Agora, foi adicionado o botão “Ignorar”. Clique sobre ele;

Caso essa novidade não esteja disponível no seu aplicativo, tente atualizá-lo. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 2: quando finalmente puder atender, acesse a aba de ligações. No Android, essa opção fica localizada na parte superior da tela com o nome “Chamadas”. No iOS, você consegue acessá-la pelo ícone de telefone, na parte inferior;

No Android, a aba fica na parte superior direita da tela. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 3: caso a chamada ainda esteja em andamento, ela será mostrada no topo da lista com destaque em verde. Para participar, basta tocar sobre ela;

Para participar, toque em qualquer parte da ligação, não necessariamente no ícone de telefone. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 4: você verá, novamente, uma página com os dois botões do início. Entre “Ignorar” e “Entrar”, escolha a última opção para entrar na chamada.

Não importa quantas vezes você "recusar", a chamada continuará disponível no seu app enquanto os demais participantes não desligarem. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Pronto! Agora você sabe como entrar em chamadas em grupo do WhatsApp, mesmo que chegue atrasado.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.