Como bloquear alguém no Telegram

Como bloquear alguém no Telegram

Por Kris Gaiato | Editado por Guadalupe Carniel | 18 de Fevereiro de 2022 às 13h05
Canaltech/Felipe Freitas

Quer bloquear alguém no Telegram e não sabe como? Para a sua sorte, o processo é simples e muito rápido. Mas, ao contrário do seu maior concorrente, o mensageiro não oferece a opção nas versões para PC. Então, se quiser continuar, tire o celular do bolso.

Mas, antes de conhecer o passo a passo, é importante que você entenda o que acontece quando se bloqueia alguém na plataforma. Ainda que os efeitos pareçam óbvios, você pode se surpreender com os “bastidores”.

O que acontece se eu bloquear alguém no Telegram?

A consequência mais óbvia é que o contato será impedido de entrar em contato com você por mensagem ou ligação. Caso ele tente usar esses recursos, o aplicativo apenas mostrará a mensagem “Chamada Falhou”. A função de chat secreto também é restringida. Nesse caso, é mostrado o aviso “Ocorreu um erro. Por favor, tente depois”.

Curiosamente, o usuário bloqueado pode criar um novo canal e te adicionar. Para preservar a sua escolha de privacidade, contudo, o Telegram não exibe as mensagens enviadas por ele no chat. A opção de criar grupos, por sua vez, fica indisponível.

Mas, caso você e o contato já estejam em um grupo, as mensagens enviadas por ele após o bloqueio continuarão visíveis. Inclusive, ele poderá responder no chat o que você enviar. E, claro, o contato sempre poderá entrar em grupos e canais de terceiros que você for parte.

Além dessas restrições, o usuário não verá seu status online ou a última vez que você entrou no chat (o famoso “visto por último”). O que aparece é “Visto há muito tempo”, sem mais detalhes. A confirmação de recebimento e leitura também somem, bem como a foto de perfil.

Felizmente, o TikTok não envia nenhum aviso de bloqueio. Mas, se você quer manter a ação em segredo, não comemore ainda. É possível descobrir se uma pessoa te bloqueou no Telegram por outros meios.

Como bloquear alguém no Telegram

1. Para finalmente usar o bloqueio do Telegram (Android l iOS l Web l Desktop), acesse a aba “Contatos” e digite o nome ou número de quem você deseja restringir. Dê um toque sobre o contato;

2. Com essa ação, você entrará no chat com o usuário. Clique na parte superior da tela para acessar as opções. Então, selecione o botão “Mais” e, depois, o comando “Bloquear”;

3. Na pequena janela que será mostrada na sequência, confirme a sua decisão.

Para bloquear alguém no Telegram, acesse a tela de opções do contato (Captura: Kris Gaiato)

Caso queira desbloquear a pessoa eventualmente, repita o caminho do passo a passo. Ao acessar a tela de opções, você verá a aba “Desbloquear”. Clique sobre ela, confirme e pronto!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.