Como apagar o histórico do Spotify

Como apagar o histórico do Spotify

Por Caio Carvalho | Editado por Guadalupe Carniel | 23 de Fevereiro de 2022 às 10h15
Montagem: Canaltech

O Spotify ainda não permite limpar a lista das últimas músicas ou podcasts tocadas no aplicativo. Até certo tempo atrás, era possível apagar o histórico do Spotify, música por música, usando a versão desktop do serviço, mas hoje isso já não é mais permitido.

Por padrão, o Spotify guarda as últimas 50 faixas tocadas na sua conta. O que dá para fazer é usar um truque para “apagar" conteúdos mais antigos ouvidos no aplicativo. Outra solução é desinstalar e instalar o aplicativo mais uma vez, causando um “reset" na ferramenta. Em casos mais drásticos, você ainda tem a opção de deletar um conteúdo da sua biblioteca no Spotify. Veja a seguir três sugestões para apagar o histórico do Spotify.

Como limpar o histórico de músicas do Spotify

Ouça novas músicas

Como dito anteriormente, ainda não há um recurso nativo para apagar o histórico do Spotify. Todas as músicas, álbuns, podcasts e outros conteúdos ouvidos na plataforma ficam salvos nas playlists “Adicionado recentemente” e “Tocado recentemente”.

Por esse motivo, a única alternativa para apagar o histórico do Spotify diretamente no aplicativo é ouvir novas músicas para que as mais antigas sejam removidas da lista de últimas faixas tocadas. O Spotify lista sempre os últimos 50 itens reproduzidos, então basta tocar essa quantidade para “empurrar" os conteúdos que você não quer que fiquem visíveis.

Spotify guarda as últimas 50 músicas ouvidas na playlist "Tocado recentemente" (Captura de tela: Caio Carvalho)

Apague e instale o Spotify novamente

Outra alternativa para apagar o histórico do Spotify é deletar o aplicativo do celular ou computador (versão desktop) e reinstalar o programa novamente. Com isso, a ferramenta é “zerada” e a lista de últimas reproduções fica limpa até você ouvir novas músicas.

Exclua a música, álbum ou playlist do Spotify

A última solução para apagar o histórico do Spotify é também a mais drástica: deletar o conteúdo do aplicativo de streaming. Assim, ele não ficará mais visível na sua biblioteca, incluindo a seção “Tocado recentemente”.

No Spotify web, desktop ou mobile, siga os passos abaixo.

  1. Abra o aplicativo do Spotify no computador ou celular;

  2. Encontre o álbum, playlist, música ou podcast que deseja remover;

  3. Clique com o botão direito sobre o item (no PC) ou toque nos três pontinhos (no celular);

  4. Selecione a opção “Remover da Sua Biblioteca” e pronto.
Ao remover um item da biblioteca do Spotify, ele some da playlist do que foi tocado recentemente (Captura de tela: Caio Carvalho)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.