Como agendar pedidos no iFood

Como agendar pedidos no iFood

Por Kris Gaiato | Editado por Bruno Salutes | 21 de Dezembro de 2021 às 14h50
iFood/Divulgação

O iFood possui uma série de recursos voltados para a praticidade e, entre eles, está a possibilidade de agendar pedidos na plataforma. O recurso não está disponível em qualquer circunstância, já que depende da adesão das lojas parceiras. Apesar disso, a opção aparece com frequência no aplicativo de delivery.

O processo de agendamento é bastante simples e, para facilitar a vida dos usuários, o iFood (Android l iOS l Web) ainda permite filtrar os estabelecimentos que aceitam essa modalidade de entrega. Se utilizada da forma correta, a função pode tornar o seu planejamento semanal muito mais simples, sobretudo em períodos movimentados como no final de ano.

Em ocasiões especiais, como feriados e confraternizações, agendar pedidos é uma forma inteligente de desafogar tarefas. Caso você queira enviar lembranças de aniversário ou amigo-secreto, essa estratégia também é válida.

  1. Acesse o iFood e na parte superior da tela, clique na aba “Filtros”. Em seguida, selecione “Aceita agendamento” entre as últimas opções. Por fim, clique em “Ver Resultados”;

  2. Escolha um dos estabelecimentos listados e, à direita do botão “Entrega”, clique na data da entrega. Em geral, é exibido o termo “Hoje” acompanhado pelo prazo de entrega e o valor do frete;

  3. Selecione um dia e horário disponíveis e, por fim, selecione o comando “Confirmar”. Depois disso, finalize o pedido normalmente.
O iFood possui uma das melhores interfaces para agendar pedidos (Captura de tela: Kris Gaiato)

Vale destacar que a opção de agendamento está disponível não apenas para entregas, mas também para retiradas no balcão. Isso contudo é determinado pelo estabelecimento — que escolhe, inclusive, os dias e horários.

Se você gosta da ideia de agendar pedidos no iFood, ficará feliz em saber que a empresa não é a única que oferece essa função. O UberEats (Android l iOS l Web) também aceita a modalidade, veja como utilizá-la a seguir.

  1. Depois de selecionar os itens que vai comprar, clique em "Finalizar pedido";

  2. Na sequência, toque em "Escolher o horário para...";

  3. Agora, determine o dia e horário para entrega ou retirada. Ao final, você retornará à página anterior. Para avançar e concluir o seu pedido, toque em "Continuar".
O UberEats, por outro lado, é pouco intuitivo e bastante engessado (Captura de tela: Kris Gaiato)

O Rappi (Android l iOS l Web), outro grande nome do delivery, também permite aos usuários agendar pedidos.

  1. Escolha um prato ou item do catálogo, determine a quantidade e toque no botão "Pagar" na parte inferior da tela;

  2. Na próxima página, escolha o dia e o horário. Depois clique em "Continuar" e finalize o pedido.
Se você gostou de agendar pedidos no iFood, a interface do Rappi provavelmente vai te agradar (Captura de tela: Kris Gaiato)

Outro aplicativo que entra para a dança é o aiqfome (Android l iOS l Web). Vale reforçar que, se você não encontrar a opção de agendamento na sua cidade, é possível que os estabelecimentos próximos não aceitem a modalidade — o que parece acontecer com frequência no aiqfome.

  1. O processo aqui é bastante semelhante ao do UberEats. Faça um pedido e, ao final, clique no botão "Acabei";

  2. Agora dê um toque sobre a seção "Horário" e selecione um dos períodos disponíveis para entrega ou retirada.
De todas as opções, o aiqfome é a que mais precisa implementar melhorias na função (Captura de tela: Kris Gaiato)

Por fim, é importante frisar que o recurso pode ser utilizado em restaurantes, bem como em farmácias e restaurantes. Agora que você conhece esse recurso e sabe como utilizá-lo, que tal testá-lo por aí?

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.