Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Com chat por áudio, Slack quer trazer de volta conversas casuais às empresas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Junho de 2021 às 13h35

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech
Tudo sobre Slack

Com a onda dos bate-papos por voz em alta, o Slack começou a trabalhar em uma novidade voltada para o mercado corporativo nos últimos meses. Para se destacar em meio à multidão de opções do mercado, o serviço buscou alinhar a adição ao que já faz de melhor, possibilitando uma experiência diferente do que já existe por aí.

A incursão do Slack nos áudios não tinha por foco criar rede social, promover debates, incentivar palestras ou gerar influenciadores digitais, mas, sim, proporcionar uma conversa casual (como aquele papo rápido na copa ao pegar um cafézinho) ou para evitar reuniões que poderiam ter sido resolvidas em algumas mensagens de voz. Agora, o recurso está pronto e a companhia começará a liberá-lo de modo gradual para os clientes corporativos.

Continua após a publicidade

A novidade é chamada de Círculos do Slack (ou Huddles, em inglês) e deve oferecer conversas em grupo ou individuais somente por áudio. Com o pressionar de um botão, qualquer pessoa em um canal ou em conversas privadas poderá gravar uma mensagem de voz. Essa novidade, segundo o Slack, deve estimular os momentos espontâneos de troca de conversas entre as equipes.

Os Círculos devem funcionar como um canal tradicional, com o qual os usuários já estão acostumados, mas com uma vida útil mais passageira. Nada de horários cronometrados ou hora marcada: as pessoas entram, escutam as novidades e podem sair, como se estivessem vendo um quadro de avisos no corredor. Dá para apenas ouvir, reagir ou responder ao que foi postado.

Se for necessário algo mais aprofundado, será possível compartilhamento de tela e outras opções mais avançadas. Mas aí talvez seja melhor partir para uma reunião mais tradicional, pois foge ao enfoque da ferramenta.

O Slack afirma ter feito testes piloto com a Dell e a Expedia, tendo obtido excelente taxa de retorno positivo dos usuários. A maior vantagem, segundo relatos, é por se tratar de uma alternativa "mais leve" e menos formal às temidas (e nem sempre divertidas) videoconferências em grupo. Essa ferramenta começa a desembarcar a partir de hoje (30) para todos os assinantes de planos pagos.

Continua após a publicidade

Melhor suporte de mídia e mensagens programadas

O Slack também vai ganhar suporte aprimorado para lidar melhor com mídias. Será possível enviar vídeos, clipes curtos de áudio e gravações de tela diretamente no chat, sem o uso de ferramentas auxiliares externas. A pessoa posta e os outros vêem no momento que for mais oportuno.

Para a plataforma, isso deve dar muito certo e evitar a perda de tempo com grandes reuniões, nas quais é quase impossível reunir todo mundo para realizar anúncios ou enviar comunicados. Como o Slack possui versões para telefones celulares, os trabalhadores podem ter acesso a esse tipo de conteúdo “menos formal” no trajeto de casa ou enquanto dão uma pausa para o lanche.

Continua após a publicidade

Esse suporte será estendido também para vídeos de terceiros e terá suporte à transcrição automática com legendas embutidas. Se o espectador quiser chegar a uma parte específica do áudio ou vídeo, conseguirá ir com mais facilidade, sem precisar ouvir tudo novamente — os Circulos também terão tal compatibilidade.

Será possível fazer o agendamento de mensagens de texto, áudio e vídeo para publicação em momento mais conveniente para o destinatário. Se o chefe só tiver tempo para gravar uma fala às 21h, quando não houver mais ninguém na empresa, ele pode agendar a publicação para o dia seguinte.

A programação de mensagens é uma novidade gratuita e que já está liberado para todo mundo, inclusive usuários gratuitos. Se não estiver aparecendo para você, a recomendação é atualizar o app e aguardar mais algumas horas. As gravações aprimoradas de mídia ainda estão sob testes e só estarão plenamente funcionais dentro de “alguns meses”.

Continua após a publicidade

Maior integração nas empresas

Junto de todas essas novidades, a plataforma deve trazer uma ferramenta chamada Atlas. O foco é aprimorar os perfis individuais para tornar mais fácil descobrir detalhes sobre os funcionários, como as funções, atividades, interesses e outros aspectos interessantes.

O Slack Atlas deve conter informações mais completas e alteradas dinamicamente, como a estrutura organizacional, a data de início do trabalho e outros campos personalizáveis conforme as necessidades.

Continua após a publicidade

Se precisar conversar com alguém do RH, por exemplo, um funcionário conseguirá localizar todos os integrantes do setor sem precisar sair por aí pesquisando o nome de quem poderia atendê-lo. Essa é uma adição muito importante para ajudar na integração dos novatos, que tendem a ficar perdidos no início da jornada. A novidade estará disponível para planos Business + e Enterprise Grid, chegando em breve para implantação dos responsáveis pelas empresas.

Usuário do Slack, o que achou das novas adições? E você, que não é usuário, pretende experimentar a plataforma? Deixe suas impressões nos comentários abaixo.

Fonte: Slack