Publicidade

Cofundador da Wikipédia diz que a plataforma não é mais confiável

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Julho de 2021 às 10h30

Link copiado!

Pixabay
Pixabay

Quando criança, você deve ter utilizado informações da Wikipédia como base para trabalhos escolares de vários tópicos, mas deve ter escutado do professor que a enciclopédia virtual nem sempre é confiável, correto? Além dele, mais uma importante figura pensa a mesma coisa sobre a plataforma: trata-se de Larry Sanger, um de seus fundadores.

Em uma entrevista para o podcast LockdownTV, o cofundador da Wikipédia diz que defende a ideia original que regia o site — como um centro de informações acessível e “open source” —, mas o site atualmente apresentaria verdades parciais. “Você pode acreditar que ela dará a você a verdade? Bom, isso depende do que você acredita como verdade”, critica Sanger.

O cofundador comenta que a Wikipédia "parece assumir que existe apenas uma versão legítima e defensável da verdade para qualquer questão controversa", mas não era assim que a plataforma costumava ser.

Continua após a publicidade

Sanger toma com exemplo o artigo que descreve o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. “Se você olha para ele [o artigo], há pouquíssimo conteúdo a respeito das ressalvas que os republicanos têm sobre ele”, comenta o cofundador. “Se você quiser ter algo remotamente parecido com o ponto de vista republicano sobre Biden, não o terá no artigo.”

Ele critica a ausência de qualquer citação às acusações de que Biden influenciou a política ucraniana para favorecer o próprio filho. O ex-presidente dos EUA Donald Trump alega que, em 2015, o seu sucessor teria pressionado o procurador-geral da Ucrânia, Viktor Shokin, para abafar investigações contra a empresa de gás natural Burisma. Esta companhia tem o filho do atual mandatário dos EUA, Hunter Biden, como membro do conselho desde 2014.

Não é bem assim

Continua após a publicidade

Ironicamente, essa afirmação de Larry Sanger não é totalmente verdade. O Canaltech passou pela Wikipédia (tanto em inglês quanto a em português brasileiro) em busca de informações e encontrou ao menos um parágrafo relacionado à acusação. No texto localizado para o Brasil, até é citado que o caso movimentou um pedido de impeachment contra Biden. Mais que isso: todas as informações foram lastreadas em artigos jornalísticos, o que rendem credibilidade ainda maior.

Contudo, a Wikipédia registra, sim, modificações no texto datadas dias depois da entrevista de Sanger — mas que não contribuem com sua alegação. No dia 18 de julho, a comunidade complementou o texto com linhas que descreviam o desfecho das acusações, informando que Joe Biden foi absolvido e que não havia evidências suficientes para incriminá-lo.

A fonte pode ser afetada por interesses pessoais

Apesar de não ter sido preciso em seus argumentos, Sanger levanta uma verdade. Figuras importantes para o mundo — políticos, gestores de empresas e outras pessoas poderosas — podem abusar da natureza mais aberta da enciclopédia virtual para pintar uma imagem mais positiva sobre si mesmos. Até a escolha de palavras, mesmo que não sejam erradas ou imprecisas, podem colaborar com a minimização de polêmicas. Com informações lastreadas, qualquer um consegue dar um novo tom a um artigo na Wikipédia.

Continua após a publicidade

Sanger aponta que existem empresas de marketing que se dedicam a isso: escrever e editar artigos específicos da Wikipédia para controlar a percepção pública dos consumidores. Isso tem ainda mais relevância agora, momento em que a enciclopédia virtual é conhecida por todos e tem uma enorme influência sobre o mundo.

Como uma solução, Sanger sugere que seria interessante implementar métodos de identificação para as colaborações de artigos online. "Eles [colaboradores] devem ser identificados pelo nome", explica o cofundador. Se estiverem sendo pagos, a empresa em que trabalham também precisa ser identificada. Por enquanto, de fato, isso não é necessário, porque a Wikipédia não exige o fornecimento de nomes reais.

"Como eu disse, é um jogo muito complexo... Existem todos os tipos de truques que as pessoas podem usar para vencê-lo", alerta Sanger.

De toda forma, o cofundador não fala nenhuma novidade. Assim como em qualquer outra pesquisa na internet, é importante estar atento às fontes e tentar observar o mesmo fato sobre múltiplos ângulos. Um fato é uma verdade, mas a forma com que ele é contado pode mudar a noção sobre o conteúdo.

Continua após a publicidade

E era por isso que seu professor de escola dizia que recolher informações somente da Wikipédia não era o suficiente. A internet é um ambiente de pluralidade de ideias que proporciona amplo acesso a muita coisa. Sendo assim, é crucial pesquisar a fundo sobre temas, em diferentes sites (incluindo a Wikipédia), na hora de elaborar artigos.

Fonte: Lockdown TV