CNH e CRLV em versões digitais podem substituir documento impresso em blitz

Por Alberto Rocha | 01 de Março de 2020 às 11h49

Em um mundo cada vez mais acessível via smartphones, com aplicativos para praticamente tudo e transações de compra, venda e outras negociações sendo feitas via mensageiros e redes sociais, inclusive com pagamentos via mobile, a proposta do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) se mostra das mais interessantes.

Desenvolvido pela Serpro, maior empresa pública de tecnologia da informação no mundo, o app permite salvar documentos offline como a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), também conhecido como documento do veículo, no seu dispositivo móvel.

Ou seja, dessa forma, você pode sair de casa sem se preocupar se está levando na carteira todos os documentos necessários, uma vez que as cópias digitais tem validade jurídica e, caso seja parado em uma blitz, tem a mesma validade que as versões físicas.

Documentos ficam salvos offline no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (Reprodução: Google Play Store)

Atenção redobrada ao celular!

Caso opte por usar somente as versões digitais dos documentos, é importante ficar atento a alguns pontos, como a bateria do celular e conexão com a internet. No primeiro um carregador veicular ou uma powerbank resolvem, já ao segundo, realizar o download prévio dos certificados em casa ou em áreas com sinal móvel evita qualquer transtorno.

Vale ressaltar que o agente fiscalizador é orientado a aceitar os documentos digitais e, caso haja algum tipo de negativa em aceitá-lo, basta registrar a ocorrência no órgão de trânsito competente e, com isso, ter respaldo para contestar eventuais multas ou processos jurídicos.

O aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) está disponível para download no Android e iOS.

Fonte: Serpro  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.