Publicidade

Ciberataque causou queda do X nesta segunda (10), diz Musk

Por  |  • 

Compartilhe:
Kelly Sikkema/Freepik
Kelly Sikkema/Freepik
Tudo sobre Twitter

O X (ex-Twitter) apresenta problemas nesta segunda-feira (10): em diversos horários do dia, a rede social não carregou páginas, posts e imagens, além de mostrar mensagens de erro na conexão. O proprietário da plataforma, Elon Musk, comunicou em seu perfil que "houve e ainda há um ataque cibernético massivo contra o X". 

A plataforma começou a dar sinais de instabilidade ainda no início da manhã, por volta das 6h (horário de Brasília) segundo o site Downdetector, que monitora o funcionamento de páginas da Web. Durante o dia, a rede indicou mais problemas de acesso a partir das 10h48, com um pico de mais de 3 mil comentários que relatavam o problema. 

Musk disse que a plataforma é atacada todos os dias, porém, neste caso, "um grupo grande e coordenado e/ou um país está envolvido", e ainda afirmou que a empresa está rastreando o possível ataque. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Em entrevista à emissora estadunidense NBC News, o diretor de pesquisa da empresa NetBlocks, Isik Mater, disse que as afirmações de Musk são plausíveis. "É difícil ter certeza, mas dado o padrão das quedas observadas, não dá para descartar um ataque de negação de serviço à infraestrutura do X", comentou.

Não é a primeira vez que Musk acusa ciberataques

Esta não é a primeira ocasião em que Musk atribui a falhas técnicas do X a um grande ataque: ele já fez isso em agosto do ano passado, durante um chat de áudio ao vivo com o presidente Donald Trump, quando enfrentou problemas na transmissão.

Desta vez, Musk se pronunciou após o perfil apontar um possível ataque e relacionar essa possibilidade aos protestos feitos contra o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) e aos ataques que lojas da Tesla sofreram nos últimos dias. 

O X voltou ao normal?

A plataforma vem passando por picos de instabilidade nesta segunda (10). Segundo o Downdector, os episódios de queda diminuíram desde 15h10 e usuários conseguiram voltar a utilizar normalmente as funções da rede social. 

Leia mais:

Continua após a publicidade

VÍDEO: Como um celular EXPLODE?