Publicidade

Chrome vai ler sites como se fosse um podcast graças à IA

Por  | 

Compartilhe:
Charles Deluvio/Unsplash
Charles Deluvio/Unsplash

O Chrome faz testes para ler sites em voz alta com o recurso Resumo de Áudio, em que a IA cria um podcast fictício entre duas personagens que discutem o tema principal. A informação é do site Android Authority.

O recurso “Ouvir esta página” não funciona em todos os sites, mas permite usar tecnologia de texto para fala para criar um áudio com todo o conteúdo. A locução usa a conversão padrão para áudio, parecido com o que já existe no Tradutor e no Maps.

De acordo com a matéria original, é possível escolher uma opção para ativar os Audio Overviews (nome da ferramenta em inglês). A IA analisa a página e cria uma discussão entre dois locutores para tornar a leitura mais dinâmica.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Em testes feitos pelo Canaltech, o recurso ainda não está disponível em português. É provável que mais pessoas recebam a opção no futuro. 

Onde usar os Resumos de Áudio?

A ferramenta foi introduzida na plataforma NotebookLM, um assistente de IA que responde somente com base nas fontes que você envia para análise. Os resumos podem ser usados em qualquer projeto do app, inclusive com áudio em português.

Posteriormente, o NotebookLM ainda ganhou uma opção para criar recursos em vídeos pela plataforma.

Os “podcasts de IA” também estão disponíveis no Gemini. Você pode enviar documentos para o chatbot e depois pedir para resumir os pontos principais no formato de áudio. 

Chrome ganha mais recursos de IA

O Google recentemente anunciou uma série de novidades de IA para o Chrome, com destaque para a integração com a IA Gemini. Nos próximos meses, o navegador ainda vai receber suporte a agentes que navegam pela web no seu lugar e acesso ao Modo IA diretamente pela barra de pesquisa.

Continua após a publicidade

Leia também:

VÍDEO: O Gemini é muito bom (e isso é um problema)

Continua após a publicidade

Fonte: Android Authority