Chrome terá filtros rápidos para otimizar pesquisas no navegador

Chrome terá filtros rápidos para otimizar pesquisas no navegador

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Janeiro de 2022 às 11h54
Tati___Tata/Visualhunt

O Google Chrome experimenta pesquisas filtradas por tags direto da barra de endereços (a Omnibox, como é conhecida no navegador). A função ajudaria a encontrar itens de seções específicas do navegador, como sites salvos em favoritos, itens das configurações ou rastros deixados no histórico, sem precisar entrar em cada seção.

A novidade ainda não está disponível nem para testadores, mas o site Chrome Story encontrou resquícios dela no menu chrome://flags. Ativá-la provavelmente fará com que a Omnibox passe a reconhecer tags de pesquisa, que basicamente funcionam como filtros rápidos para buscas de itens armazenados no próprio navegador.

Veja exemplos:

  • @history: essa tag dá acesso aos sites e pesquisas salvos no histórico
  • @bookmarks: filtro de pesquisas para encontrar endereços salvos nos Favoritos
  • @settings: encontre rapidamente ferramentas e recursos do menu de configurações

A pesquisa nesses setores do navegador não é novidade, mas o atalho torna o acesso significativamente mais rápido. Em vez de entrar nessas seções uma a uma, bastaria inserir a tag para segmentar os resultados desejados.

Os recursos experimentais até estão disponíveis no menu chrome://flags, mas não funcionam na atual versão do Chrome (Imagem: Reprodução/Chrome Story)

Por enquanto, não existe previsão para o lançamento do recurso, mas é fato que testadores do Chrome Canary terão acesso a ele primeiro. Deve levar ao menos alguns meses até que as tags de pesquisa do navegador chegue ao público geral.

Fonte: Chrome Story

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.