Publicidade

Chrome prepara atalho para fechar abas mais pesadas do navegador

Por  | 

Compartilhe:
Douglas Ciriaco/Canaltech
Douglas Ciriaco/Canaltech

O Google Chrome desenvolve uma solução para fechar ou desabilitar as abas que mais consomem recursos do computador. A versão Canary do navegador testa um alerta na tela que informa quais páginas estão sobrecarregando o sistema e apresenta um botão “Fix Now” (“Consertar agora”, em tradução livre) para pausar o carregamento. 

O recurso foi encontrado pelo perfil @Leopeva64 no X (antigo Twitter) e oferece três comandos diferentes: tornar as abas inativas, fechá-las imediatamente ou dispensar o aviso. A notificação informa que “as abas estão consumindo recursos extras” e que o Chrome pode torná-las inativas para melhorar o desempenho.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Vale lembrar que o navegador roda várias páginas em segundo plano para carregar todas as informações do site, mas isso pode consumir a memória RAM do aparelho. A novidade, portanto, seria uma forma de otimizar o aplicativo em computadores com hardware mais limitado.

Quando uma aba está inativa, o Chrome interrompe a execução em segundo plano e só recarrega as informações após o usuário abri-la novamente. 

Teste a novidade

Por enquanto, a ferramenta está disponível apenas no Chrome Canary, uma versão instável  e experimental do navegador. Não é recomendável usar o Canary no dia a dia, mas você pode baixá-lo no macOS e no Windows para testar a opção:

  1. Abra o Chrome Canary;
  2. Acesse chrome://flags;
  3. Ative as flags #performance-intervention-ui e #performance-intervention-demo-mode;
  4. Abra as configurações do Chrome;
  5. Acesse a aba “Desempenho” e ative “Alertas de problemas de desempenho”;
  6. Entre em chrome://discards;
  7. Clique em “Trigger performance CPU intervention”.

Com todos os recursos ativos, o Chrome vai informar quais abas estão sobrecarregando a memória RAM do PC. Além disso, o navegador possui um atalho para identificar o consumo individual de cada guia aberta.