Publicidade

Google testa ferramenta para detectar (e evitar) bisbilhoteiros de notebook

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Ivo/Canaltech
Ivo/Canaltech
Tudo sobre Google

O Chromebook poderá proteger os usuários de bisbilhoteiros com um novo recurso de detecção de presença, descobriu o site 9to5Google. Uma função descoberta no navegador Chrome mostrou que os notebooks com sistema do Google poderão dedurar se outras pessoas dão uma “olhadinha” para o conteúdo do computador por cima dos ombros de quem o utiliza.

A primeira pista de que o Google trabalhava neste sistema apareceu em setembro deste ano, quando o site encontrou indícios do desenvolvimento da ferramenta. O recurso na época era visto como uma preparação para reconhecimento facial embutido (nos moldes do Windows Hello).

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Essa possibilidade não foi totalmente descartada, porém uma adição recente no chrome://flags chamada “Enable snooping detection” (“Ativar detecção de bisbilhoteiros”, em tradução livre) mostra que ela também evitará olhares indesejados de pessoas estranhas.

“Ative a proteção contra bisbilhoteiros para notificá-lo sempre que houver um 'enxerido' olhando por cima do seu ombro. A função pode ser ativada e desativada na seção Smart Privacy nas configurações do seu dispositivo”, descreve o recurso experimental do Chrome.

Proteção automática

Quando ativada, a detecção de bisbilhoteiros poderia esmaecer a tela para níveis bem baixos e evitar atenção indevida ou exibir um simples ícone no canto da tela, informando que há olhares indesejados voltados para o monitor. Essa ferramenta, segundo uma investigação do site, funcionaria de forma totalmente local para proteger a privacidade dos usuários.

Embora esteja disponível como recurso experimental do Chrome, dificilmente essa ferramenta seria adicionada aos Chromebooks atuais. A ferramenta depende da presença do Human Presence Sensor, um detector de presença humana embutido na câmera e que só deve ser integrado em futuros modelos de notebooks.

Não existe previsão para o lançamento do sensor de presença, tampouco do recurso de proteção contra olhares indevidos. Contudo, considerando que o desenvolvimento da novidade continua em andamento, qualquer anúncio só deve acontecer em 2022.

Fonte: 9to5Google