Publicidade

Chrome ganha permissões únicas para sites e cancelamento fácil de notificações

Por  | 

Compartilhe:
PhotoMIX Company/PxHere
PhotoMIX Company/PxHere

O Google lançou novas atualizações para o Chrome que buscam melhorar a segurança e dar mais controle sobre a privacidade dos usuários. As novidades incluem permissões temporárias para sites, um sistema mais fácil de cancelamento de notificações e o Safety Check aprimorado — ferramenta que monitora automaticamente a segurança do navegador em segundo plano.

Segurança automática

A ferramenta Safety Check foi aprimorada e agora opera de forma contínua tanto na versão para Android quanto para desktop. No Chrome para computador, o Safety Check notifica os usuários se houver extensões instaladas que possam representar riscos à segurança. Ele também facilita a remoção dessas extensões, levando o usuário à página de gerenciamento de extensões e exibindo um painel de controle com opções rápidas para removê-las.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Além disso, o Safety Check passa a revogar automaticamente permissões de sites que não foram acessados recentemente, alertando o usuário sobre possíveis riscos. No caso de sites que abusam de notificações ou enganam o usuário para conceder permissões, o sistema revoga esses privilégios automaticamente, ajudando a manter a navegação mais segura.

Cancelamento de notificações

Outra mudança importante é a simplificação no cancelamento de notificações de sites. Donos de aparelhos Pixel já podem desativar as notificações indesejadas com apenas um toque diretamente no painel de controle. Segundo o Google, essa função já levou a uma redução de 30% no volume de notificações nesses aparelhos.

A novidade será expandida para outros dispositivos Android, permitindo que mais usuários possam interromper facilmente as notificações de sites.

Permissão única

O Chrome também introduziu a opção de permissões únicas, disponível tanto para Android quanto para desktops. Agora, os usuários podem conceder permissões temporárias para que sites acessem a câmera, o microfone ou a localização apenas durante uma sessão específica.

Continua após a publicidade

Quando o usuário fecha o site, essas permissões são automaticamente revogadas, evitando que os sites mantenham acesso a essas informações sem consentimento contínuo.

Esse novo recurso oferece mais controle sobre a privacidade, já que os sites precisarão solicitar novamente as permissões ao serem reabertos.

Com essas atualizações, o Google Chrome busca oferecer uma experiência de navegação mais segura, dando aos usuários maior controle sobre os dados que compartilham e facilitando a proteção contra ameaças virtuais.

Leia mais novidades sobre o Chrome:

Continua após a publicidade