Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome para Android testa recurso de login automático à la gerenciador de senhas

Por| 17 de Julho de 2020 às 21h15

Link copiado!

Chrome para Android testa recurso de login automático à la gerenciador de senhas
Chrome para Android testa recurso de login automático à la gerenciador de senhas
Tudo sobre Google

Todo mundo deveria usar gerenciadores de senhas, mas esse tipo de solução não costuma ser popular entre a maioria dos internautas “comuns”, obtendo apelo apenas entre a comunidade entusiasta de segurança da informação.

Porém, ao que tudo indica, a Google planeja inaugurar em breve um recurso bem similar na versão do Chrome para smartphones Android. Trata-se do “Touch to Fill”, uma funcionalidade que foi encontrava na mais recente edição Beta do aplicativo.

Quem identificou a novidade foi o pessoal do site Techdows. Embora a ferramenta esteja disponível automaticamente para quem está usando o Chrome Beta em seu celular Android, qualquer pessoa pode ativá-la manualmente ao acessar a página de recursos experimentais (basta digitar chrome://flags na barra de endereços) e procurar pela opção “Touch to Fill UI for Passwords”.

Continua após a publicidade

Funciona assim: ao entrar em uma página de login cuja senha esteja salva em seu chaveiro da Google, seu teclado será temporariamente substituído por uma janela perguntando com qual conta você deseja entrar naquela rede social ou serviço online. Basta tocar na alternativa desejada para que o browser insira credenciais de forma automática — exatamente como funciona em gerenciadores de senhas como LastPass e 1Password, por exemplo.

Embora a funcionalidade seja bem interessante, fica difícil não se preocupar com o seu uso abusivo em dispositivos compartilhados. A grande diferença aqui é que, aparentemente, o Google Chrome não requisita qualquer tipo de autenticação antes de exibir as senhas armazenadas em seu chaveiro; essa é uma diferença dos gerenciadores de senhas convencionais, que pedem uma senha-mestra de minutos em minutos.

De qualquer forma, visto que o recurso já está bem maduro e perfeitamente funcional na edição Beta do navegador, é bem provável que ela seja lançada de forma oficial em um futuro próximo para todos os usuários do aplicativo.

Continua após a publicidade

Fonte: Techdows, 9to5Google