Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

“Chave virtual” poderá substituir as chaves físicas para abrir portas

Por| 25 de Fevereiro de 2016 às 11h30

Link copiado!

“Chave virtual” poderá substituir as chaves físicas para abrir portas
“Chave virtual” poderá substituir as chaves físicas para abrir portas

Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com o apoio do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), estão desenvolvendo um aplicativo chamado Magikey, que utiliza a conexão NFC dos smartphones para permitir (ou negar) a abertura das portas.

Funciona assim: ao chegar ao local, o visitante deve aproximar o smartphone da porta que deseja abrir. Essa porta, por sua vez, estará equipada com um sensor que detectará a autorização para liberar o acesso. O sistema todo seria composto de três componentes principais: os celulares (ou tablets), nos quais será instalado o app Magikey; os dispositivos instalados nas portas e catracas; e um software na nuvem que abriga o banco de dados de autorização de acesso.

“A partir da autorização feita por meio do aplicativo, é estabelecida uma comunicação direta entre o visitante e o local de acesso, sem intermediários. É possível controlar a porta segundo agendamentos e definir as pessoas que estão autorizadas a entrar e em quais horários, conforme a necessidade do anfitrião. É como se a porta soubesse exatamente quem está passando por ela e, mais importante, quem pode passar”, explica Raul Mariano Cardoso, cofundador da Advance Soluções em Informática, empresa responsável pelo desenvolvimento do produto.

Continua após a publicidade

O aplicativo é compatível com iOS e Android, e os pesquisadores já criaram uma startup para viabilizar sua comercialização.

Fonte: Agência FAPESP