ChatGPT vai 'prever idade' de usuários para filtrar respostas a adolescentes
Por Bruno De Blasi |

O ChatGPT terá um recurso para “prever idade” e aplicar restrições a adolescentes. A alteração foi anunciada nesta terça-feira (16) pela OpenAI e visa garantir uma experiência mais segura a jovens que utilizam o chatbot de inteligência artificial (IA).
- Como vai funcionar o controle parental do ChatGPT? Conheça a nova função da IA
- O que garante o uso gratuito do ChatGPT, Gemini e demais IAs? 6 motivos
Por outro lado, em alguns países e situações específicas, o usuário precisará apresentar um documento de identidade oficial para remover as limitações.
A empresa liderada por Sam Altman pontua que os adolescentes estão “crescendo com a IA” e que a maneira como o ChatGPT responde a uma pessoa de 15 anos deveria ser diferente da forma como interage com adultos.
A solução para garantir a experiência adequada vem de um sistema que estima a idade dos usuários com base na interação com o aplicativo. Neste caso, ao identificar que não se trata de um adulto, uma camada extra de proteção será aplicada para garantir uma experiência apropriada para jovens.
"Incluindo o bloqueio de conteúdo sexual explícito e, em casos raros de angústia aguda, potencialmente envolvendo as autoridades policiais para garantir a segurança”, destaca a companhia.
Documentos de identidade
Ainda no comunicado, a OpenAI explicou que, nos casos de incerteza sobre a idade ou informações incompletas, a empresa vai adotar uma “rota segura e padrão para definir uma experiência para menores de 18 anos”. Ao mesmo tempo, haverá “maneiras adultas para comprovar a idade” e retirar as restrições.
“Em alguns casos ou países, também podemos solicitar um documento de identificação; sabemos que isso compromete a privacidade dos adultos, mas acreditamos que seja uma troca válida”, diz a dona do ChatGPT.
A companhia não esclareceu se o Brasil estará entre os países com a necessidade de apresentar a documentação para confirmar a idade. Da mesma forma, não explicou como ocorreria esse processo — por exemplo, se as cópias serão mantidas ou removidas após a verificação.
O Canaltech entrou em contato com a representação da OpenAI no Brasil, mas não teve retorno até o momento da publicação. A matéria poderá ser atualizada.
Mais proteções
Além da “previsão de idade”, o ChatGPT conta com recursos de controle parental anunciados recentemente, após a companhia ser acusada de ter conhecimento de tentativas de suicídio que resultaram na morte de um adolescente. As opções permitem criar uma conta administrada por adultos para quem tem de 13 a 17 anos.
Neste caso, além de garantir a experiência adequada, a ferramenta terá controles para desativar recursos, incluindo a memória. Os responsáveis também vão receber notificações caso o sistema encontre sinais de que o jovem passa por um momento de angústia.
“Se não conseguirmos entrar em contato com os pais em uma emergência rara, poderemos envolver as autoridades policiais como próximo passo. A opinião de especialistas orientará esse recurso para apoiar a confiança entre pais e adolescentes”, disse a startup.
A OpenAI também revelou uma nova opção para criar horas de bloqueio para evitar que o adolescente utilize o chatbot nos períodos estipulados pelos responsáveis.
Confira outras matérias do Canaltech:
- Tem como pagar o ChatGPT Plus em real? Veja duas alternativas
- ChatGPT organizado: veja como usar os Projetos para agrupar suas conversas
- ChatGPT Plus grátis: como resgatar a oferta da Claro
VÍDEO: Chat GPT, Perplexity, Claude, Gemini: QUAL escolher?