Publicidade

ChatGPT no WhatsApp chegará ao fim em breve; entenda o caso

Por  | 

Compartilhe:
Bruno De Blasi/Canaltech
Bruno De Blasi/Canaltech

O canal oficial do ChatGPT no WhatsApp será encerrado no começo do ano que vem. Em nota nesta terça-feira (21), a OpenAI informou que tomou a decisão devido à nova política da Meta, que vai restringir a atuação de chatbots no mensageiro.

“Infelizmente, devido a uma mudança de política e termos do WhatsApp, o ChatGPT não estará mais disponível no WhatsApp”, diz a empresa. “Embora preferíssemos continuar a atendê-lo no WhatsApp, estamos focados em tornar a transição o mais fácil possível para todos os nossos usuários.”

O corte à alternativa liberada no fim de 2024 ocorrerá em 15 de janeiro de 2025, quando as novas regras do aplicativo de mensagens entrarão em vigor.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

No lugar, os usuários terão que utilizar o chatbot com IA pelos aplicativos para Android e iOS pelo celular ou tablet. No computador, a plataforma está disponível na versão web, através do navegador, ou pelos apps oficiais para Windows e macOS.

A OpenAI também orienta os usuários a atrelarem o número de telefone para associar o histórico de mensagens trocadas pelo WhatsApp à conta. “Você pode vincular sua conta ChatGPT por meio do perfil de contato do 1-800-242-8478 no WhatsApp e clicar no link disponível lá”, diz a nota.

Neste caso, os usuários têm até 15 de janeiro de 2026 para transferir as conversas do WhatsApp para os apps do ChatGPT.

Novas regras do WhatsApp

O fim da integração se dá por uma nova política do WhatsApp, que entrará em vigor no mesmo dia e afetará a API do WhatsApp Business. Com ela, as empresas de IA não poderão mais incorporar chatbots que possam causar sobrecarga no sistema.

A estimativa é que a medida não atinja ferramentas de atendimento ao cliente, mas companhias como a OpenAI e a Perplexity.

Confira outras matérias do Canaltech:

Continua após a publicidade

VÍDEO: Chat GPT, Perplexity, Claude, Gemini: QUAL escolher?