Publicidade

ChatGPT libera função de compras online no Brasil; veja como funciona

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech

O ChatGPT liberou um assistente de compras no Brasil nesta semana. A ferramenta aprimora a busca na web com dicas de produtos em lojas online, comparação entre itens e uma série de recomendações para ajudar na decisão final entre adicionar um item ao carrinho ou não.

A novidade está disponível gratuitamente nas versões do ChatGPT para celulares e computadores. De acordo com a desenvolvedora OpenAI, os produtos são escolhidos de forma independente pela IA e não são anúncios pagos.

A busca pelos produtos aceita comandos específicos, como um limite de orçamento ou o tamanho de um móvel para caber numa sala, e traz sugestões de produtos, tabela comparativa, link para compra e até dicas gerais de manutenção

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O indivíduo tem controle sobre a decisão final e pode acessar as respectivas lojas e concluir a compra. 

Como usar o ChatGPT para compras

O ChatGPT aciona o recurso automaticamente ao identificar um prompt sobre compras online. 

Basta enviar uma rápida mensagem para receber dicas, mas você também pode refinar a consulta para ter resultados mais específicos, como “três dicas de estantes para comprar com até 1,50m de comprimento e espaço para comportar uma TV de 50 polegadas”.

Em testes feitos pelo Canaltech, a IA trouxe bons resultados de forma geral, mas é importante apontar algumas inconsistências. Durante uma busca por perfume, o chatbot não mostrou o nome dos itens ou o link de compra na primeira vez, o que exigiu uma segunda tentativa, enquanto outra pesquisa ignorou o limite de preço do prompt.

O uso de IA para ajudar nas compras deve se tornar cada vez mais frequente. O rival Perplexity AI tem uma ferramenta similar à do ChatGPT, por exemplo, enquanto o Google já testa um “provador online” com ajuda de inteligência artificial para ver como as roupas ficariam na pessoa. 

Leia também:

Continua após a publicidade

VÍDEO: qual a melhor IA para você? 

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*