Publicidade

ChatGPT ganha "pesquisa profunda" após sucesso do DeepSeek

Por  • Editado por Bruno De Blasi |  • 

Compartilhe:
Divulgação/OpenAI
Divulgação/OpenAI

A OpenAI anunciou o recurso Deep Research (“Pesquisa profunda”, em tradução livre) para o ChatGPT no último domingo (2). A novidade permite fazer uma pesquisa altamente detalhada sobre um tema, com direito a uma aba lateral com todas as fontes consultadas e um relatório final gerado com os principais insights.

O movimento pode ser interpretado como uma resposta à IA chinesa DeepSeek, a sensação do ramo na última semana. Além de chamar a atenção pelo custo mais baixo, a concorrente possui um recurso chamado DeepThink, no qual é possível ver todo o processo de raciocínio até desenvolver uma resposta ao comando. 

Como funciona o Deep Research do ChatGPT

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Liberado apenas para assinantes do plano ChatGPT Pro, o Deep Research pode ser ativado na caixa de texto para criar uma conversa com a IA. Assim que o usuário determina o comando, a ferramenta faz uma pesquisa minuciosa e mais demorada do que uma busca convencional para obter a maior quantidade de informações sobre o tema.

De certa forma, a atuação da IA simula uma pesquisa humana — a ferramenta abre diversos links sobre o tema principal e pode pesquisar sobre temas relacionados durante a investigação. A diferença é que o ChatGPT pode fazer isso em minutos (entre 5 a 30, segundo a empresa), enquanto a tarefa manual poderia levar horas.

O chatbot então cria um relatório com todos os pontos de destaque, lista todas as fontes e ainda cria um breve resumo para explicar os motivos da decisão. Todos os dados e sites acessados podem ser consultados no canto superior direito da tela.

Diferença para o ChatGPT convencional

A OpenAI explicou as diferenças entre o Deep Research e o modo padrão do ChatGPT com o modelo GPT-4o. De acordo com a empresa, a versão convencional é ideal para “conversas multimodais e em tempo real”, enquanto a pesquisa aprofundada é recomendada para comandos “em que a profundidade e o detalhe são críticos”.

A desenvolvedora explica que os resultados do Deep Research podem ser usados como um produto bem documentado no trabalho, por exemplo, e “é particularmente eficaz ao procurar informações de nicho e pouco intuitivas que poderiam exigir a navegação em vários sites”.

O tempo é outro fator diferencial: o GPT-4o produz respostas em poucos segundos, enquanto o Deep Research pode levar até 30 minutos para trazer o conteúdo completo.

Continua após a publicidade

Disponibilidade

O recurso foi liberado apenas na versão web para assinantes do plano ChatGPT Pro, com limite de até 100 pedidos por mês. A empresa pretende liberar a novidade no futuro para assinantes dos planos Plus, Team e Enterprise.

Google tem recurso parecido

O Google também possui uma função com o mesmo nome e função parecida no Gemini: o Deep Research do concorrente também demora para criar respostas, lista as fontes usadas e gera um relatório final com todas as descobertas. 

Continua após a publicidade

Após o prompt, o Gemini faz uma lista com uma espécie de “briefing”, na qual é possível ver todas as etapas que a IA vai seguir. O recurso é exclusivo para assinantes do Gemini Advanced no plano Google One AI Premium ou em versões do Google Workspace compatíveis com a IA.

Modelo mais avançado do ChatGPT está de graça

A OpenAI também lançou o modelo o3-mini para todos os usuários da versão gratuita do ChatGPT. A variação é a mais leve da família o3 e permite obter respostas mais elaboradas sobre raciocínio lógico e outras perguntas complexas.

Continua após a publicidade

Assim como o DeepThink, o modelo o3-mini consegue descrever todo o processo de “raciocínio” até chegar à conclusão. Para acessá-lo, basta abrir o ChatGPT com uma conta cadastrada e pressionar o botão “Refletir”.

Leia também:

VÍDEO: EEPSEEK BLOQUEADO NA ITÁLIA

Continua após a publicidade