Publicidade

ChatGPT ganha mais controles para o GPT-5 Thinking; veja o que mudou

Por  | 

Compartilhe:
Bruno De Blasi/Canaltech
Bruno De Blasi/Canaltech

A OpenAI anunciou novos controles para o modo Thinking do GPT-5, usado para pesquisas mais complexas no ChatGPT. O ajuste deixa você escolher a velocidade da resposta e escolher por quanto tempo a IA vai “pensar” antes de trazer o resultado.

Por padrão, o ChatGPT usa uma versão convencional do modelo para trazer respostas mais rápidas e usa o modo Thinking para pedidos mais exigentes — nesse caso, a IA desdobra o prompt em diferentes etapas, compara os resultados e consequentemente leva mais tempo para responder.

Em nota, a OpenAI afirma que identificou uma demanda dos usuários por interações mais rápidas da IA e por isso liberou as novas opções.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O que mudou?

Ao escolher o modo de raciocínio, o ChatGPT oferece estes ajustes de velocidade:

  • Padrão: oferece respostas mais rápidas e tenta equilibrar o modo de raciocínio com a velocidade
  • Estendido: gera cálculos mais aprofundados e leva mais tempo para trazer um resultado, ideal para situações mais complexas.

O ajuste é válido para assinantes dos planos Plus e Business, enquanto a versão gratuita não conta com uma opção para mudar a latência. Assinantes do plano Pro (o mais caro do ChatGPT) ainda contam com os indicadores “Light” (mais rápido) e “Heavy” (mais demorado).

ChatGPT seguiu caminho contrário no GPT-5

Vale reforçar que o GPT-5 foi lançado com o objetivo de dispensar a escolha entre um modelo mais rápido e outro mais inteligente — a ideia era que a IA usasse um roteador próprio para identificar a demanda e escolher a melhor opção possível para cada caso.

No entanto, a opção durou pouco tempo após receber muitas críticas da comunidade (reconhecidas até pelo CEO da OpenAI, Sam Altman). O chatbot conta com as opções “Fast”, “Thinking” e “Auto” para escolher os prompts.

Continua após a publicidade

Leia também:

VÍDEO: Cuidado com o que você pede para o ChatGPT: aprenda o jeito certo de perguntar para a IA!