Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como é calculado o preço dinâmico da Uber? Nós explicamos

Por| Editado por Bruno Salutes | 18 de Março de 2020 às 22h30

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

Quem costuma usar o Uber com certa frequência, já deve ter presenciado uma situação em que os valores das corridas estavam mais altos do que o normal em alguns períodos. É o chamado preço dinâmico, um recurso usado pelo aplicativo de motoristas para regular a demanda de passageiros com a oferta veículos disponíveis em terminados horários e regiões.

Normalmente, em horários de pico (das 7h às 10h, e das 17h às 20h) ou em eventos de grande aglomeração, há mais passageiros procurando por corridas do que a média normal. Dessa forma, há uma tentativa de balancear a oferta com a demanda. Veja como funciona o cálculo do preço dinâmico da Uber.

Como é calculado o preço dinâmico da Uber

Continua após a publicidade

O cálculo é feito através de algoritmos dentro do próprio aplicativo, que são atualizados em tempo real. Os mapas das cidades são divididos em hexágonos, e cada um possui sua variação conforme o movimento de passageiros. Quando há uma grande demanda por corridas e não existem carros suficientes em regiões próximas, os valores são alterados automaticamente.

A alteração ocorre para motivar o deslocamento de veículos até essas áreas mais povoadas. Como o valor da corrida será maior, isso funciona como um incentivo para que os motoristas aceitem. Dessa forma, quando mais carros estiverem pela região com preço dinâmico, os valores poderão voltar ao normal.

Resumidamente: com o preço dinâmico, motoristas são incentivados a fazerem corridas nas áreas de maior demanda. Para os passageiros, a opção é pagar por um valor mais alto ou esperar a normalização com a chegada de novos veículos.

Continua após a publicidade

Existem, ainda, outros fatores adicionais que podem impactar diretamente nos valores das corridas. Pedidos durante a madrugada, por exemplo, são afetados pelo preço dinâmico pela menor quantidade de motoristas nas ruas. Da mesma forma que os valores podem ser alterados em situações climáticas, como chuvas.

Alternativas para evitar o preço dinâmico

Na Uber, o preço dinâmico não é aplicado para todas as categorias de uma vez. É possível comparar os valores com outras categorias, como Uber Black e o Uber Pool, por exemplo, e dividir uma viagem com outras pessoas.

Continua após a publicidade

Existe, também, a possibilidade de comparar os valores com outros aplicativos de motoristas, como o 99 e o Cabify. O Google Maps permite fazer essa checagem, mostrando as estimativas de valores para um mesmo trajeto em apps diferentes. Basta selecionar o item de caronas no aplicativo.

Você utiliza o Uber em situações de preço dinâmico? Comente abaixo!

Fonte: Uber Marketplace