Caixa Tem | Como usar o cartão de débito virtual do Auxílio Emergencial

Por Diego Sousa | 18 de Maio de 2020 às 17h24
Divulgação/Caixa
Tudo sobre

Caixa Econômica Federal

Saiba tudo sobre Caixa Econômica Federal

Ver mais

A Caixa Econômica Federal anunciou, nesta segunda-feira (18), o cartão de débito virtual do Caixa Tem. Por meio dele, é possível utilizar os R$ 600 do Auxílio Emergencial para realizar compras pela internet em mais de 1.000 sites e aplicativos, além de pagar contas de água e energia.

O cartão de débito virtual está disponível para mais de 100 milhões de beneficiários dos programas do governo para auxiliarem trabalhadores informais e autônomos que foram prejudicados pela pandemia de COVID-19. A emissão é gratuita e pode ser feita através do app Caixa Tem, disponível para celulares Android e iOS, sem precisar sair de casa.

Diferente das compras realizadas com cartões de crédito tradicionais, que possuem sempre o mesmo código de segurança, cada compra feita com o cartão fornecido pela Caixa gera uma combinação de números diferente — ou seja, há uma camada extra de segurança contra fraudes e clonagem.

Como emitir o cartão de débito do Auxílio Emergencial

Temporariamente, o aplicativo Caixa Tem está disponível exclusivamente para beneficiários do Auxílio Emergencial e do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm). Se você se encaixa em um dos dois programas e já possui sua Poupança Social Digital, siga o passo a passo abaixo para criar seu cartão de débito virtual.

Passo 1: Baixe o app do Caixa Tem no seu celular (Android | iOS);

Passo 2: Se for a sua primeira vez no aplicativo, forneça os dados pedidos (CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail válido e uma senha de acesso) para se cadastrar. Caso você já tenha de cadastrado, digite seu CPF e siga as instruções;

Passo 3: Logo na tela inicial, clique na opção chamada “Cartão de débito virtual”;

Opção para solicitar o cartão de débito virtual estará disponível logo na página inicial (Captura de tela: Laisa Trojaike/Canaltech)

Passo 4: Em uma interface que lembra um app de mensagens, clique na opção “Usar agora meu Cartão de Débito Virtual”;

Interface lembra aplicativos de mensagens (Captura de tela: Laisa Trojaike/Canaltech)

Passo 5: Em seguida, o Caixa Tem solicitará a sua senha de acesso para usar o aplicativo — a que você escolheu no momento do cadastro;

Senha solicitada é a mesma que você usou para realizar o cadastro no Caixa Tem (Captura de tela: Laisa Trojaike/Canaltech)

Passo 6: Após digitar a senha, aparecerá uma imagem com as informações do seu cartão, como número, nome, validade e código de segurança. Basta digitar corretamente conforme orientação da loja.

Será possível usar o cartão de débito em mais de 1.000 lojas e aplicativos online (Captura de tela: Laisa Trojaike/Canaltech)

Solicitar cartão de débito virtual pelo Internet Banking

Além do Caixa Tem, é possível gerar o cartão de débito pelo aplicativo Caixa, usado por correntistas do banco. A Caixa, inclusive, desenvolveu um vídeo explicando passo a passo como emiti-lo; confira abaixo:

Passo 1: Baixe o app Caixa no seu celular (Android | iOS);

Passo 2: Acesse com seu login e senha;

Passo 3: Na tela inicial, clique na opção “Cartões”;

Passo 4: Vá à opção “Cartão de débito virtual” e, em seguida, clique em “Gerar”;

Passo 5: Selecione “Elo” (mesmo que seu cartão seja MasterCard ou Visa);

Passo 6: Clique em “Continuar”;

Passo 7: Digite a sua Assinatura Eletrônica e, em seguida, “Confirmar”;

Passo 8: Pronto! As informações já podem visualizar o número do cartão gerado, validade e código de segurança para usar no site ou app da sua preferência.

Vale lembrar que a loja ou aplicativo precisa aceitar a forma de pagamento Débito, não sendo possível parcelar a compra.

A Via do Varejo, empresa de comércio varejista que opera os sites Extra e Casas Bahia, fez até uma seleção de produtos considerados essenciais e que podem ser comprados com o dinheiro do Auxílio Emergencial. Confira a lista.

Outros grandes nomes do e-commerce brasileiro, como Magazine Luiza, Shoptime, Extra e Ponto Frio também já aceitam a modalidade Débito como forma de pagamento.

Esse tutorial te ajudou a criar seu cartão de débito virtual? Deixe sua opinião nos comentários!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.