Publicidade

Busca de empregos com IA do LinkedIn chega ao Brasil

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Aidin Geranrekab/Unsplash
Aidin Geranrekab/Unsplash

A inteligência artificial (IA) já se tornou aliada dos profissionais tanto em tarefas corporativas do dia a dia, quanto na personalização do currículo em busca de novas oportunidades. Agora, há também a possibilidade de usar uma ferramenta de IA do LinkedIn para buscar empregos na rede social.

A plataforma informou que a busca avançada com a tecnologia está disponível agora também em português, colocando usuários brasileiros entre os mais de 1,3 milhão que já utilizam o recurso todos os dias.

O diferencial da nova funcionalidade está no fato de que as pessoas podem usar frases simples e do cotidiano para procurar vagas, descrevendo interesses, competências, objetivos ou setores onde deseja atuar.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Esse processo elimina a necessidade de adaptar o vocabulário ao formato tradicional das plataformas de recrutamento — o que amplia o acesso para quem não domina termos técnicos ou estratégias avançadas de busca.

“A nova busca por inteligência artificial representa um avanço importante na forma como usamos a tecnologia para tornar a busca por emprego mais acessível, eficiente e alinhada às reais necessidades dos(as) profissionais. Ao simplificar a forma de pesquisar e oferecer recomendações com base em dados e habilidades, conseguimos reduzir barreiras que antes limitavam o acesso a oportunidades qualificadas”, destaca Milton Beck, diretor-geral do LinkedIn para a América Latina e África.

Dados sobre uso da IA na busca por empregos no Brasil

A ferramenta do LinkedIn foi disponibilizada em português em um contexto no qual cada vez mais profissionais no Brasil utilizam a IA no processo de busca por novas oportunidades.

Uma pesquisa divulgada pela rede social e conduzida pela Censuwide aponta que 39% dos brasileiros entrevistados já usaram ou planejam usar a tecnologia para personalizar seus currículos.

Outro dado do levantamento indica que 35% já usaram ou pretendem usar a IA para identificar habilidades compatíveis com vagas abertas. Além disso, 32% afirmam recorrer à tecnologia para encontrar oportunidades de emprego.

Os participantes da pesquisa também relatam que o uso de ferramentas de IA aumenta a confiança no momento das entrevistas (63%) e que essa tecnologia pode ajudar a promover mais equidade nos processos seletivos (60%).

Continua após a publicidade

Leia também: 

VÍDEO: O Gemini é muito bom (e isso é um problema)