Publicidade

Brecha no WhatsApp permite salvar fotos e vídeos de visualização única

Por  | 

Compartilhe:
Tim Hauswirth/Pixabay
Tim Hauswirth/Pixabay
Tudo sobre WhatsApp

Uma falha no recurso de "visualização única" do WhatsApp permite que fotos e vídeos, que deveriam desaparecer após serem abertos, sejam salvos por destinatários. A vulnerabilidade foi descoberta pelo pesquisador de segurança Tal Be’ery, que demonstrou como o problema pode ser explorado ao utilizar a versão web do aplicativo de mensagens.

Be’ery, que também é CTO e cofundador da carteira de criptomoedas Zengo, detalhou o problema em uma publicação no blog da companhia.

Brecha na visualização única do WhatsApp

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O recurso "visualização única", lançado em 2021, foi projetado para funcionar apenas nos aplicativos do WhatsApp para Android e iOS. Quando usuários tentam acessar conteúdos de "visualização única" via desktop ou navegador, recebem uma mensagem informando que apenas os aplicativos móveis permitem essa função.

Contudo, a falha permite que, ao acessar o WhatsApp pelo navegador, seja possível contornar essa restrição e salvar o conteúdo. Be’ery gravou uma demonstração do problema de segurança do mensageiro e comunicou a Meta sobre a descoberta.

“A única coisa pior do que nenhuma privacidade é uma falsa sensação de privacidade na qual os usuários são levados a acreditar que algumas formas de comunicação são privadas quando, na verdade, não são”, escreveu Be'ery em sua publicação.

Em resposta à descoberta, um porta-voz do WhatsApp informou ao site TechCrunch que a empresa está ciente da vulnerabilidade e já trabalha em uma atualização para corrigir o problema no WhatsApp Web. No entanto, não foi informada uma data para a correção definitiva. Enquanto a atualização não é lançada, o WhatsApp recomenda que usuários enviem mensagens de "visualização única" apenas para pessoas de confiança.

Essa falha não é a primeira a ser identificada envolvendo o recurso. Relatos sobre métodos para burlar a "visualização única" podem ser encontrados nas redes sociais. Além disso, extensões de navegadores também prometem contar o recurso de privacidade do mensageiro, ampliando a preocupação com a segurança dessa função.

Leia mais novidades sobre o WhatsApp:

Continua após a publicidade

Fonte: Zengo, TechCrunch