Brasileira cria IA para planejar viagens com foco em inclusão e acessibilidade
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Bruno De Blasi | •

O Mango.AI é um assistente de IA usado para planejar viagens com foco em detalhes específicos, como inclusão, busca por acessibilidade, experiências para crianças e até limites de orçamento.
- Agentes de IA e compras em redes sociais: 5 tendências de viagens para o futuro
- GAIA, Amazônia e mais: 5 IAs generativas brasileiras
O projeto é criação da designer brasileira Tamiris Souza, de São Paulo (SP), que encontrou a necessidade de uma ferramenta para atender a demandas específicas e inclusivas. Em anúncio no LinkedIn, ela explica que o objetivo era criar uma plataforma para ajudar viajantes na busca por lugares seguros, acolhedores e acessíveis.
O que o Mango.AI consegue fazer?
A plataforma funciona como um chatbot de IA e direciona para prompts específicos ao planejar uma viagem. Algumas das possibilidades são:
- Criar itinerários com restaurantes veganos ou que atendam a restrições alimentares específicas;
- Considerar lugares acolhedores ou direcionados para a comunidade LGBTI+;
- Listar rotas e destinos acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida;
- Escolher espaços com ativações para crianças e atividades para toda a família.
Após gerar todas as dicas, a responsável pelo projeto afirma que ainda se trata de um Mínimo Produto Viável (MVP), então ainda está sujeito a erros e alucinações.
Chatbot surgiu como alternativa às IAs convencionais
Em conversa com o Canaltech, Tamiris Souza afirma que a ideia de criar o assistente surgiu após identificar que as principais IAs do mercado eram muito "genéricas" para pedidos de viagens.
“Eles respondem sobre tudo, mas sem profundidade no contexto real da vida do usuário. Faltava algo que fosse mais prático e personalizado de verdade”, explica.
As próprias experiências pessoais da designer da viagem pesaram na decisão de criar uma plataforma no segmento e pensar o roteiro de acordo com a vida real de quem vai pegar a estrada ou um avião.
“Trazer esses filtros é fundamental porque viajar não é só escolher um destino, é sobre como a pessoa vai viver a experiência. Para alguém com restrições alimentares, mobilidade reduzida ou viajando com uma criança pequena, por exemplo, um detalhe ignorado pode transformar a viagem em algo cansativo em vez de prazeroso”, comentou.
O Mango.AI pode ser acessado a partir do site oficial da plataforma (mangoai.app.br)
Leia também:
- Qual é a melhor IA em português? Teste avalia conhecimentos do Brasil
- 7 IAs para comprar passagens aéreas baratas
- Quanto custa assinar todas as IAs no Brasil?
VÍDEO: qual IA escolher?