O que é o BlablaCar e como funciona o aplicativo

Por André Lourenti Magalhães | 04 de Agosto de 2020 às 11h30
Imagem: Divulgação/BlaBlaCar

BlaBlaCar (Android | iOS | Web) é um aplicativo para a busca de caronas e viagens de ônibus. As caronas são oferecidas pela própria comunidade, com horário e local de partida determinados pelo motorista, as vagas são reservadas pelo app, e o pagamento é realizado diretamente entre passageiro e condutor. 

O aplicativo traz diversas vantagens para os passageiros, como a flexibilidade de horários e a possibilidade de encontrar vagas de última hora, além de oferecer caronas com valores mais baixos do que passagens de ônibus. Para motoristas, é vantajoso para dividir os custos da viagem, além de oferecer companhia durante o trajeto em um processo seguro para ambos os lados.

BlaBlaCar: como funciona

Exemplo de pesquisa por carona (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Primeiramente, é preciso criar um cadastro na plataforma e confirmar um documento - o BlaBlaCar aceita RG, passaporte ou CNH. Usuários cadastrados possuem as opções de oferecer e procurar caronas. Para oferecer, é necessário informar o modelo do carro, lugares de partida e chegada, além de data e horário da viagem. Passageiros buscam por viagens ao informarem a data e os locais de partida e chegada. A pesquisa do app mostra as principais caronas e viagens de ônibus na faixa de horário, além dos respectivos valores.

Ao encontrar uma carona, o próximo passo é reservar a vaga. Após a confirmação de reserva, o passageiro precisa seguir as informações presentes sobre a viagem e locomover-se até o local de partida no horário combinado. O app oferece um chat interno para contato com o motorista, além de disponibilizar o telefone celular de ambos. No final da viagem, o pagamento é feito com dinheiro diretamente a quem ofereceu.

Informações disponibilizadas em uma carona (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Para aumentar a segurança de motoristas e passageiros, o BlaBlaCar disponibiliza um sistema de avaliações. Todas as pessoas envolvidas em uma viagem podem ser avaliadas pelas outras, o que aumenta a transparência de informações. No caso de qualquer problema, é possível reportar e denunciar pelo próprio app.

BlaBlaCar: preços

Exemplo de precificação pelo aplicativo (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Não existe um valor fixo por viagem no BlaBlaCar: o próprio aplicativo calcula um valor por pessoa considerando os locais de partida e chegada, além de gastos como pedágio e combustível. Essa conta divide a quantia total, que seria paga apenas pelo motorista, entre as outras pessoas que viajarem. Apesar da plataforma oferecer um valor recomendado, condutores podem alterá-lo se preferirem. Por conta disso, caronas com o mesmo trajeto podem ter preços diferentes.

Caso o passageiro opte por uma viagem de ônibus com uma companhia rodoviária, o BlaBlaCar disponibiliza uma página de pagamento, que pode ser feito com cartão de crédito. Nesse caso, há uma cobrança de taxa de serviço. 

Fonte: BlaBlaCar

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.