Avisos sobre o Auxílio Emergencial poderão ser recebidos via WhatsApp

Avisos sobre o Auxílio Emergencial poderão ser recebidos via WhatsApp

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Julho de 2021 às 10h39
Leonardo Sá/Agência Senado

Beneficiários do Auxílio Emergencial poderão receber mensagens de aviso sobre depósitos, pagamentos e saques do programa direto no WhatsApp. Em parceria com o WhatsApp anunciada nesta quinta-feira (15), a Caixa Econômica Federal levará informações importantes da conta aos usuários de forma gratuita, poupando-os de acessar o app para acompanhar as movimentações bancárias.

Os envios serão feitos de forma automatizada, a partir da conta oficial e verificada da Caixa. Usuários com número de telefone celular devidamente cadastrado no app Caixa Tem receberão os alertas de transações, mensagens de calendário de crédito e outros comunicados importantes.

“Muitas das pessoas que vão receber essas mensagens de graça são pessoas mais humildes, que não teriam condições normalmente [de receber avisos]. A parceria vem de ter o WhatsApp, que é o maior programa de comunicação por celular do mundo, e a Caixa, um banco com 146 milhões de contas ativas”, explicou o presidente do banco estatal, Pedro Guimarães.

Informação no "Zap"

Guimarães estima que cerca de 500 milhões de mensagens gratuitas deverão ser enviadas durante o pagamento das parcelas restantes. “Num momento tão delicado como esse, é importante que os usuários evitem aglomerações e estejam bem informados sobre o auxílio", destacou o diretor de Políticas Públicas do WhatsApp, Dario Durigan.

Atualmente, o programa do auxílio emergencial 2021 está em sua 4ª parcela. O calendário completo de pagamentos pode ser conferido no site oficial da Caixa.

Com a campanha de envio de mensagens pelo WhatsApp, usuários precisam ter atenção dobrada para não cair em golpes. Durigan ressaltou que os envios acontecerão somente a partir de uma conta oficial da Caixa, verificada no WhatsApp.

Vale destacar que o perfil da Caixa é automatizado e em hipótese alguma solicitará senhas ou dados pessoais dos usuários, nem mesmo para a verificação do cadastro. Portanto, se algo assim acontecer, desconfie imediatamente da origem das mensagens, pois pode se tratar de uma tentativa de golpe. Segundo o diretor do app, "apenas informações sobre o auxílio serão enviadas" pelo aplicativo.

Fonte: Agência Brasil

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.