Avisos sobre o Auxílio Emergencial poderão ser recebidos via WhatsApp

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Julho de 2021 às 10h39
Leonardo Sá/Agência Senado

Beneficiários do Auxílio Emergencial poderão receber mensagens de aviso sobre depósitos, pagamentos e saques do programa direto no WhatsApp. Em parceria com o WhatsApp anunciada nesta quinta-feira (15), a Caixa Econômica Federal levará informações importantes da conta aos usuários de forma gratuita, poupando-os de acessar o app para acompanhar as movimentações bancárias.

Os envios serão feitos de forma automatizada, a partir da conta oficial e verificada da Caixa. Usuários com número de telefone celular devidamente cadastrado no app Caixa Tem receberão os alertas de transações, mensagens de calendário de crédito e outros comunicados importantes.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

“Muitas das pessoas que vão receber essas mensagens de graça são pessoas mais humildes, que não teriam condições normalmente [de receber avisos]. A parceria vem de ter o WhatsApp, que é o maior programa de comunicação por celular do mundo, e a Caixa, um banco com 146 milhões de contas ativas”, explicou o presidente do banco estatal, Pedro Guimarães.

Informação no "Zap"

Guimarães estima que cerca de 500 milhões de mensagens gratuitas deverão ser enviadas durante o pagamento das parcelas restantes. “Num momento tão delicado como esse, é importante que os usuários evitem aglomerações e estejam bem informados sobre o auxílio", destacou o diretor de Políticas Públicas do WhatsApp, Dario Durigan.

Atualmente, o programa do auxílio emergencial 2021 está em sua 4ª parcela. O calendário completo de pagamentos pode ser conferido no site oficial da Caixa.

Com a campanha de envio de mensagens pelo WhatsApp, usuários precisam ter atenção dobrada para não cair em golpes. Durigan ressaltou que os envios acontecerão somente a partir de uma conta oficial da Caixa, verificada no WhatsApp.

Vale destacar que o perfil da Caixa é automatizado e em hipótese alguma solicitará senhas ou dados pessoais dos usuários, nem mesmo para a verificação do cadastro. Portanto, se algo assim acontecer, desconfie imediatamente da origem das mensagens, pois pode se tratar de uma tentativa de golpe. Segundo o diretor do app, "apenas informações sobre o auxílio serão enviadas" pelo aplicativo.

Fonte: Agência Brasil

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.