Quer aumentar o score de crédito? Conheça 4 aplicativos

Quer aumentar o score de crédito? Conheça 4 aplicativos

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Guadalupe Carniel | 26 de Novembro de 2021 às 21h00
Mockup: Graphberry

O score de crédito é uma métrica utilizada para avaliar os hábitos de pagamento de uma pessoa e a probabilidade de manter as contas em dia. Uma maior pontuação é importante para conseguir empréstimos, linhas de crédito e financiamento bancário.

Não existe uma função milagrosa para aumentar o seu score repentinamente, apenas complementos. Para elevar a pontuação, é importante evitar dívidas, manter o nome limpo e pagar suas contas em dia — nesse cenário, aplicativos de planejamento financeiro são ferramentas muito úteis. Confira opções que podem ajudar!

1. Serasa: Consulta CPF e Score

O aplicativo do Serasa é a melhor opção para consultar o seu Serasa Score com detalhes. É possível visualizar a sua pontuação de forma atualizada, consultar dívidas ou processos judiciais e ainda acessar uma área própria de pagamentos para contas e acordos. Portanto, além do planejamento financeiro, vale a pena utilizar esse app para verificar a métrica.

App do Serasa possui opções de pagamentos (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Na área do seu CPF, o app exibe detalhes sobre dívidas abertas e processos judiciais. A área de pagamentos inclui uma série de serviços parceiros para negociar seus débitos e limpar o seu nome, além de disponibilizar simulações para empréstimos ou cartão de crédito sem impacto no seu score. Pela tela inicial, é possível acompanhar as propostas para negociar dívidas e outros processos em andamento.

O aplicativo ainda conta com um serviço pago para bloquear e desbloquear a consulta do seu score por terceiros, informar quem consultou seu CPF e alertar sobre vazamentos. O plano Premium é oferecido por R$ 19,90 por mês e também inclui opções para CNPJ.

2. Guiabolso

Quando o assunto é planejamento financeiro, o Guiabolso é um dos aplicativos mais completos para Android e iOS. A plataforma inclui ferramentas para monitorar os seus gastos e informar despesas ou receitas com detalhes. Para isso, usa gráficos, relatórios, comparação entre variações mensais e armazena todas as suas movimentações em um histórico.

Guiabolso tem função para monitorar seu CPF (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Para acompanhar o seu score, vale a pena conferir a ferramenta de monitoramento de CPF do app. Após preencher com os dados solicitados, o Guiabolso exibe o seu score de crédito, dívidas atreladas ao seu CPF e dicas para obter crédito com a sua pontuação.

O app permite o cadastro de cartões de crédito e pode acessar as suas notificações de apps de banco para registrar novos gastos automaticamente. Dessa forma, é possível navegar entre receitas, despesas e transferências rapidamente, organizar metas de gastos e conferir toda a situação financeira para não fechar o mês no vermelho.

3. Mobills

Com mais de 5 milhões de downloads no Google Play Store, o Mobills é outro nome forte no segmento dos apps de finanças. O app simplifica processos de organização financeira e permite o registro de todas as suas receitas, despesas e transferências. Em seguida, informa os seus gastos com detalhes e cria gráficos para a comparação do uso de seu dinheiro a cada mês.

Mobills ajuda com o seu planejamento financeiro (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O Mobills disponibiliza duas opções de registros automáticos de gastos: pelas notificações dos seus aplicativos de bancos e com a sincronização de cartões de crédito para clientes de Itaú ou Nubank. Caso prefira fazer o registro manual, é possível adicionar descrições e etiquetas de categorias para manter o controle dos seus gastos.

A plataforma ainda disponibiliza ferramentas para planejamento financeiro a longo prazo, com metas divididas por categorias e lembretes por notificação ao chegar perto do limite. Além disso, o Mobills conta com calculadoras para cálculos de juros, benefícios trabalhistas, simulações de férias e outras opções.

4. Olivia AI

A grande diferença da Olivia AI para outros apps de controle financeiro é a presença de uma inteligência artificial própria. Essa funcionalidade permite identificar padrões de gastos, exibir sugestões para gerenciar suas despesas e até mesmo informar se o valor de uma compra terá um impacto muito grande nas suas finanças.

Assistente virtual Olivia analisa seus gastos e faz sugestões (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O aplicativo pode acessar as suas notificações para registrar transações dos seus bancos ou apps de pagamento e faz atualizações diariamente para adicionar os gastos ao controle financeiro. Para limitar ainda mais os seus gastos, o app permite criar metas de economia, com sugestões baseadas em uma porcentagem da sua renda mensal, após análise da inteligência virtual.

O Olivia AI disponibiliza uma tela de números com todas as informações sobre gastos, salários e saldos atuais, além de gráficos que detalham as suas despesas no mês. Além disso, o app conta um um chatbot com a assistente virtual, que exibe sugestões, dicas e desafios para controle financeiro.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.