Aprenda a usar o Perfil Familiar no Uber

Por Dimitri Pereira

Com o intuito de permitir que mais pessoas usem uma mesma conta no Uber e suas corridas sejam debitadas no mesmo cartão de crédito, o Uber passou a oferecer aos seus usuários o Perfil Familiar. Apesar do nome, o aplicativo não restringe as relações entre os usuários. Além de filhos ou cônjuges, o titular pode adicionar amigos ou qualquer outra pessoa.

Essa ferramenta, que fica dentro do app, foi criada depois que muitos clientes se queixaram de que não poderiam usar o serviço por não terem um cartão de crédito ou PayPal. Dessa maneira, mesmo não utilizando uma forma de pagamento aceita pela companhia, uma pessoa pode integrar a um perfil familiar de outra que o tenha a fim de usufruir dos serviços de transporte alternativo ao táxi. O Uber está disponível tanto para Android quanto para iOS (iPhone).

Leia também: Como saber sua avaliação de usuário no Uber

No Perfil Familiar de um usuário podem ser adicionados até dez dependentes e é válido tanto para corridas com o UberX quanto com o UberBlack. Essa função está disponível em todas as cidades onde o aplicativo funciona: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Campinas, Porto Alegre, Goiânia, Recife, Salvador, Brasília e Fortaleza.

O responsável pelo pagamento das corridas cadastra o cartão de crédito que será usado por todos os membros e quando algum desses dependentes usa o Uber, ele recebe uma cópia do recibo. O criador do perfil familiar pode também cadastrar e excluir participantes a qualquer momento.

Aprenda então como criar um Perfil Familiar

Passo 1. Abra o aplicativo Uber e toque sobre o menu principal (três barrinhas no canto superior esquerdo). Depois entre em "Configurações".

uber familia

Passo 2. Em seguida, na seção "Perfis", toque sobre a opção "Adicionar perfil familiar".

Passo 3. Uma janela de apresentação do UberFamília vai se abrir, toque em "Criar perfil familiar"

uber familia

Passo 4. Agora você deve selecionar os contatos que deseja incluir no perfil familiar a partir da sua agenda de telefones e clique em "Avançar".

uber familia

Passo 5. Na etapa dois do cadastro você deverá inserir os dados do cartão de crédito que será usado pelos seus dependentes do perfil familiar. Depois disso, toque em "Enviar".

uber familia

Passo 6. No caso de as pessoas que você incluiu como integrantes do seu perfil familiar não tiverem o aplicativo Uber instalado em seus celulares, será pedido que você envie um convite para que elas instalem o app. Então, toque sobre "Enviar SMS" para enviar o convite ou toque em "Agora não" para seguir com o cadastro.

Passo 7. Pronto! O perfil familiar foi criado! Uma mensagem dizendo que os convites foram enviados vai aparecer. Toque sobre "Entendi" para fechar a caixa de diálogo.

uber familia

Aceitando o convite para o perfil familiar do Uber

Passo 1. Os convites para o perfil familiar do Uber são enviados via email. Quando receber o convite, toque no botão "Aceitar convite", que estará no corpo da mensagem.

uber familia

Passo 2. Você será automaticamente direcionado a uma página do Uber que lhe dará as boas vindas ao perfil familiar. Dessa forma você já é um participante do perfil.

uber familia

Como pedir corrida com o perfil familiar

Passo 1. Quando for pedir uma corrida com o perfil familiar do Uber, faça como sempre: digite o local de origem no espaço de "Endereço de partida" ou toque no botão "Definir local de partida".

Passo 2. Os valores do Uber Pool (compartilhado) e do seu carro próprio vão aparecer, logo abaixo vai aparecer a opção de perfil familiar. Escolha o tipo de corrida e toque sobre o perfil familiar. Vão aparecer as duas opções de pagamento: o pessoal e o familiar. Toque sobre o familiar.

uber familia

Passo 3. Pronto! Agora é só concluir o pedido da corrida e solicitar seu Uber, pois você já está usando o perfil familiar como forma de pagamento.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.