Aprenda a medir, nivelar e dimensionar superfícies ou objetos com o Measure

TUDO SOBRE

Apple

Fitas métricas, réguas, dedos, palmas... As formas de medir algum objeto manualmente são muitas, mas também é possível fazer isso virtualmente, o que torna tudo mais prático e rápido. E, de forma a ajudar numa tarefa que parece tão banal, a Apple implementou um recurso no iOS 12 que ajudará os usuários a medirem o que quiserem através da estrutura de realidade aumentada, o ARKit.

O app Measure estará nos aparelhos mobile da Apple logo após o sistema operacional ser atualizado para o iOS 12 (uma vez que estará disponível apenas para esta versão), dispensando qualquer download para fazer essas tarefas. Depois, é só abrir o Measure para medir objetos e espaços no mundo real utilizando a câmera do dispositivo.

Como utilizar o Measure da Apple?

Primeiramente, abra o aplicativo e calibre-o. Para fazer isso, é necessário mover o iPhone em círculos. Caso você esteja apontando a câmera para uma estrutura quadrada ou retangular, o app irá automaticamente avaliar as dimensões da superfície ou do objeto. É importante que o sensor do dispositivo esteja exatamente sobre o você quer medir.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

(Imagem: Digital Trends)

Na tela do iPhone, aparecerá um contorno amarelo, que servirá como um guia do que está sendo alinhado. Isso significa que, caso a medida não esteja precisa, você pode reposicionar a câmera até que ele enquadre corretamente as dimensões. Em seguida, você precisará tocar no contorno amarelo para que os números apareçam. É possível visualizar as informações em polegadas ou centímetros; também é possível copiar, colar e salvá-las em outro lugar.

Como medir o espaço entre objetos?

Espere até que um círculo branco apareça na tela do aplicativo. Esse é o sinal para começar a medir o espaço. Uma vez que o processo for iniciado, o círculo inicial ficará maior e uma trilha de pontos amarelos irá se demarcando até chegar ao final da trilha, onde aparecerá um círculo branco grande novamente.

No canto inferior, aparecerá um ícone com sinal positivo, e, caso o usuário queira, pode continuar a medir, bastando tocar nesse símbolo. É necessário ficar de olho enquanto se movimenta com o iPhone trilhando as medidas de espaço para verificar se o Measure não está desalinhando algo que já foi dimensionado.

(Imagem: Digital Trends)

Calma, você não vai perder todo o processo por conta de um erro pequeno! Nos cantos superiores da tela existem setas que podem retornar uma etapa ou limpar uma ou mais. Isso facilita muito caso a pessoa esteja fazendo dimensionamentos individuais e de repente bate a vontade de apagar uma ou mais medidas.

Nivelamento

A opção de nivelamento do aplicativo Compass foi atribuída ao Measure, então agora é possível tocar no botão próximo ao ícone de medir para exibir os graus do espaço ou objeto medido. Se a superfície for reta, o nivelamento aparecerá com 0 graus, e, conforme você mover o iPhone horizontalmente, os graus vão mudando.

Veredito

O Measure consegue medir superfícies, objetos e espaços com graciosidade, mas ainda precisa de alguns ajustes para tornar todo o dimensionamento e medição perfeitos e de acordo com a realidade. Isso pode acontecer quando o iOS 12 for lançado ao público; até lá, a Apple deve levar em conta o feedback dos testes realizados com a comunidade que está utilizando a versão Beta do app, bem como a opinião da mídia especializada. Por isso, por enquanto uma fita métrica, uma régua, palmas e dedos ainda são perfeitamente precisos para dimensionar e/ou medir algo.

Fonte: Digital Trends

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.