Como instalar o Flash Player no Android

Por Cadu Silva

A Adobe, além de ter removido o Flash Player da Google Play Store, ainda anunciou que estava descontinuando o desenvolvimento desse plugin para plataformas móveis. Assim, ele não ganharia atualizações para se tornar compatível com as mais recentes versões do Android.

Apesar disso, ela prometeu que continuaria a corrigir falhas de segurança e erros críticos da última versão lançada, porém sem portá-la para as edições mais novas do sistema operacional móvel do Google.

Até hoje existem duas versões disponíveis nos servidores da Adobe. Se você usa uma versão do Android igual ou superior à 2.0, baixe este instalador. Caso seu robozinho verde esteja numa versão igual ou superior à 4.0, este é o link correto.

Porém, por terem sidos baixados de fora da loja oficial, eles são considerados como provenientes de fontes desconhecidas para o sistema. Assim, será necessário configurar o aparelho para permitir esse tipo de manobra. Vá até as configurações de segurança do seu aparelho e marque a caixinha "Fontes Desconhecidas". Assim, você conseguirá instalar o Flash Player baixado dos links acima sem problemas.

Permitindo Fontes Desconhecidas

Use um aplicativo gerenciador de arquivos como o OI File Manager para navegar até o local onde o instalador do Flash foi baixado e então realize a instalação normalmente. Porém, por ter sido descontinuado pela Adobe, muitos navegadores hoje não dão mais suporte ao plugin.

Por isso, para poder usar o Flash Player no Android, você precisará de um navegador compatível. Um bom exemplo é o Mozilla Firefox. Instale este browser através da Play Store e sempre que acessar um site com conteúdo em Flash, basta tocar para ativar o plugin.