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Aprenda a cadastrar seu restaurante no Rappi para aumentar suas vendas

Por| 01 de Julho de 2019 às 12h05

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Aprenda a cadastrar seu restaurante no Rappi para aumentar suas vendas
Aprenda a cadastrar seu restaurante no Rappi para aumentar suas vendas

Então você tem um restaurante, está acostumado a trabalhar com delivery mas ainda não está cadastrado no Rappi? O aplicativo de "entrega de tudo" é um dos que mais tem crescido no Brasil nos últimos anos, e não é à toa que tantos negócios queiram se cadastrar na plataforma para ampliar suas vendas ao aproveitar a crescente base de usuários do aplicativo. Cadastrar seu restaurante na Rappi é muito simples, e iremos ensinar aqui tudo o que você precisa fazer para conseguir isso.

Sobre o cadastro do seu restaurante no Rappi

O primeiro passo para efetuar o cadastro de seu restaurante no Rappi é entrar em contato direto com a Rappi sobre o interesse em fazer parte do aplicativo. O contato deve ser feito somente pelo e-mail sejaparceiro@rappi.com, e deve conter algumas informações de seu restaurante — basicamente, nome e tipo do restaurante (se é uma pizzaria, um restaurante italiano, uma marmitaria, etc) e a cidade na qual ele está localizado.

O envio do e-mail explicando sobre seu negócio deve ser feito porque a Rappi escolhe a dedo cada um dos restaurantes que fazem parte de seu app, garantindo que todos eles possuam a qualidade de sabor, atendimento e entrega que os seus clientes exigem. Assim, pode demorar um certo tempo entre o primeiro contato e a entrada no app (pois é o tempo necessário para a equipe da Rappi possa avaliar o seu negócio). Então, se o seu restaurante for selecionado, pode considerar como um elogio, pois você certamente tem um dos melhores restaurantes da cidade.

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Após a aprovação do restaurante, a Rappi irá lhe enviar um contrato padrão para a inserção do seu negócio no app, um login e uma senha. Login e senha deverão ser utilizados para entrar no aplicativo RappiAliado, que pode ser baixado na Google Play para qualquer smartphone que possua o Android 4.1 ou superior — ou seja, praticamente qualquer celular Android que tenha sido lançado de 2011 em diante, não exigindo que se tenha um aparelho de última geração para aproveitar todas as vantagens da Rappi.

Feito o download do app, deve-se então escolher o país onde se encontra, colocar o login e senha enviados pela Rappi, e então selecionar a opção para ativar um restaurante. Feito isso, deve-se então clicar na opção cardápio, escolher o seu restaurante na lista que irá aparecer, e seguir as instruções na tela para cadastrar cada item de seu cardápio.

Durante esse processo, recomenda-se que se utilize sempre fotos reais dos produtos e deixe claro na descrição deles cada um dos ingredientes que compõem o prato, evitando assim que possa ocorrer futuros problemas com clientes. Assim que o primeiro item do cardápio for cadastrado, o restaurante já começará a aparecer nas listas dos clientes Rappi, então é recomendado já ficar atento para um possível pedido assim que terminar o cadastro do primeiro item.

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Caminho para o sucesso

Com o restaurante devidamente cadastrado, tudo o que resta agora é prestar atenção aos pedidos feitos pelo app. Ao contrário de outros aplicativos do tipo, a Rappi permite que o seu fluxo de entregas aumente quase que imediatamente após a inclusão sem a necessidade de qualquer esforço do restaurante para aumentar sua frota de entregadores. Isso porque todos os pedidos feitos através do aplicativo da Rappi utilizam entregadores do próprio aplicativo, então os responsáveis pelo restaurante não precisam se preocupar em atrasar outras entregas, pois aqueles restaurantes que já possuem entregadores próprios podem continuar deixando essas pessoas para atender pedidos feitos por outras formas de contato (telefone, WhatsApp, site, etc), enquanto a Rappi garante que os pedidos feitos através do app dela sempre terão um entregador a postos.

Assim como para permitir a entrada, a Rappi também é bastante rigorosa para manter os estabelecimentos em seu aplicativo, e exige que eles mantenham boas avaliações de qualidade para continuar trabalhando com o app. Por isso, cada estabelecimento possui um período de sete minutos para confirmar o recebimento do pedido — uma forma de exigir a agilidade no atendimento ao cliente. Caso nesse tempo o restaurante não confirme o aceite, o pedido é automaticamente dado como cancelado, o que certamente fará com que o cliente pense duas vezes antes de fazer qualquer outro pedido para seu restaurante. Por isso, recomenda-se que, assim que o restaurante estiver ativado, entre nas configurações do aplicativo e acione as notificações sonoras, pois assim o celular irá “apitar” sempre que um pedido for feito e permitirá que o funcionário responsável pelo atendimento fique atento para aceitá-lo o mais rápido possível.

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Como os restaurantes são avaliados pelos clientes do app, é importante que se mantenha um padrão de qualidade não apenas da comida mas de toda a operação: comida, atendimento e entrega. E como toda a parte da entrega é de responsabilidade da própria Rappi, os restaurantes podem se focar apenas em manter a qualidade da comida e do atendimento. Por isso, é importantíssimo estar sempre atento a alguns detalhes que podem fazer toda a diferença.

Por exemplo, o uso de fotos reais e da descrição de cada um dos itens do cardápio é importante, pois evita possíveis problemas com os clientes. Utilizar fotos ilustrativas pode criar uma decepção no cliente que fez o pedido esperando receber o produto mostrado na foto, e essa decepção pode gerar uma avaliação negativa para o restaurante. A descrição dos itens de cada prato também é importante pois existem muitos clientes que não gostam ou são alérgicos a algum determinado ingrediente, e ter esses elementos bem detalhados na descrição de cada item ajuda a evitar decepções com a comida — como, por exemplo, alguém que não consome derivados de animais pedir um lanche e, quando o recebe em casa, ter a enorme decepção de não conseguir comer seu pedido porque ele está cheio de maionese. Esse tipo de decepção pode fazer um restaurante não apenas ganhar uma avaliação negativa, como ainda perder um cliente para sempre.

Por isso, é importante não apenas que as pessoas que são responsáveis pelo atendimento via app sejam rápidas e cordiais em suas respostas às dúvidas dos clientes, mas também que prestem atenção nos comentários do cliente no pedido, pois normalmente esse comentários costumam pedir a remoção de algum item. E, tão decepcionante quanto se deparar com um item surpresa que não havia sido listado no cardápio, é ter durante o pedido deixado instruções claras sobre a remoção de algum item do prato e, na hora de receber o pedido, perceber que essa instrução foi ignorada.

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Assim, é importante ficar atento a todos esse detalhes porque ter uma boa avaliação é importantíssimo para o crescimento de um restaurante, já que aqueles melhores avaliados aparecem em primeiro lugar nas pesquisas e costumam atrair a maior quantidade de novos consumidores — ou seja, aqueles que nunca consumiram nada no restaurante e se interessam por ele por conta da quantidade de avaliações positivas.

E aí, pronto para cadastrar seu restaurante na Rappi e aumentar suas vendas? Então entre em contato agora mesmo através do e-mail sejaparceiro@rappi.com e insira o seu negócio no aplicativo de entregas que mais cresce no Brasil.

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