Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apps nativos do Windows 11 não serão instalados por padrão; entenda

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Setembro de 2021 às 09h54

Link copiado!

Reprodução/Microsoft (modificado)
Reprodução/Microsoft (modificado)
Tudo sobre Microsoft

Os programas nativos do Windows 11 ocuparão menos espaço do que o esperado direto na instalação do sistema, revela a Microsoft. Aplicativos complementares, como o Notas Autoadesivas, ficarão no sistema operacional em versão reduzida, como se fossem apenas atalhos, e serão baixados automaticamente assim que abertos pela primeira vez.

Segundo o vice-presidente de gerenciamento corporativo da Microsoft Steve Dispensa, essa é uma tentativa de a MS reduzir o rastro e o espaço necessário para o Windows 11 no armazenamento interno do computador. O estado padrão desses apps (que não foram listados) é como um rascunho, que, além de poupar memória, também reduz a atividade em segundo plano em busca de atualizações.

Continua após a publicidade

A solução é bem interessante, especialmente se o usuário não pretende utilizar os aplicativos nativos logo de cara. A diferença, porém, está no fato de a primeira utilização do app poder ser um pouco mais lenta do que o normal, já que será necessário puxar seus conteúdos completos da internet. Naturalmente, a desinstalação tende a demorar menos tempo, o que é uma excelente notícia.

Drivers também com menor espaço

Em um documento oficial, a MS também esclareceu que drivers de rede (Ethernet e Wi-Fi) serão instalados como Feature On Demand (FOD), também com objetivo de poupar espaço tomado no armazenamento. Essa alternativa também permite que usuários mais atenciosos desinstalem os complementos que não forem compatíveis com seus componentes.

FODs são pacotes de recursos do Windows que podem ser instalados a qualquer instante, desde que o computador esteja conectado à internet. Tal formato já é utilizado para pacotes de idiomas e reconhecimento de escrita, só baixados na máquina assim que solicitados pelo utilizador.

Continua após a publicidade

A Microsoft anunciou que o Windows 11 será lançado no dia 5 de outubro, primeiro chegando em máquinas novas, mas logo alcançando os computadores da fila de espera da migração do Windows 10. Atualmente, só membros do programa Windows Insider podem experimentar o sistema operacional.

Fonte: Microsoft (1, 2)