Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Spotify, Pinterest e Nubank apresentam problemas no iPhone nesta sexta (10)

Por| 10 de Julho de 2020 às 09h19

Link copiado!

Spotify, Pinterest e Nubank apresentam problemas no iPhone nesta sexta (10)
Spotify, Pinterest e Nubank apresentam problemas no iPhone nesta sexta (10)

Atualizado às 10h - segundo relatos de usuários no Twitter e da redação do Canaltech, os apps voltaram a funcionar normalmente.

Atualizado às 12h20 - incluído o posicionamento oficial do Facebook sobre o tema.

Esta sexta-feira (10) começou agitada. Diversas pessoas relataram no Twitter nesta manhã sobre instabilidades nos apps Nubank, Pinterest e Spotify. Conforme apuração do Canaltech, usuários não estão conseguindo abrir os serviços para pagar contas e ouvir músicas. O problema parece ter atingido especialmente quem usa os aplicativos em um iPhone.

No Downdetector, ferramenta que analisa problemas e falhas em sites e serviços, mais de 15 mil pessoas relataram problemas com os três aplicativos. De acordo com os gráficos, o problema começou por volta das 6 horas da manhã:

Continua após a publicidade

Culpado?

Continua após a publicidade

De acordo com o desenvolvedor John Sundell (@johnsundell), os travamentos dos aplicativos do iOS estariam sendo causados por um SDK ("Kit de desenvolvimento de software", em tradução livre) do Facebook. De fato, um comunicado divulgado pela rede social nesta manhã confirmou a ciência dos problemas no SDK do iOS.

Além de Nubank, Spotify e Pinterest, apps como Twitter, Viber, Venmo, Waze e até a App Store, loja de aplicativos da Apple, enfrentam dificuldades técnicas.

Facebook se posiciona

Continua após a publicidade

Em mensagem enviada ao Canaltech, a empresa de Mark Zuckerberg reconheceu a falha, afirmou que ela já foi resolvida e se desculpou pela situação. Confira a nota na íntegra:

Hoje cedo, uma alteração de código provocou falhas em alguns aplicativos iOS usando o SDK do Facebook. Identificamos o problema rapidamente e o resolvemos. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente.

Como resolver

Caso os travamentos persistam no seu iPhone, uma dica é baixar um app de VPN, como o Lockdown Apps. Ele é um aplicativo de proteção de privacidade no iOS, que usa VPN para impedir rastreadores e conteúdos como SDKs sejam carregados em serviços de terceiros. O Lockdown Apps é gratuito e está disponível na App Store.

Continua após a publicidade

Após a ativação do aplicativo em seu dispositivo, é possível que os serviços problemáticos voltem a funcionar normalmente.