Melhores apps para recarregar o Bilhete Único pelo celular

Melhores apps para recarregar o Bilhete Único pelo celular

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Bruno Salutes | 13 de Setembro de 2021 às 14h00
Mitchell Johnson/Unsplash

Precisa recarregar o seu cartão de transporte? Pelo celular, é possível adicionar saldo através de aplicativos de pagamento ou mobilidade urbana. Basta, apenas, informar o número do cartão, escolher o valor e confirmar o pagamento. Em seguida, é necessário validar a recarga nas estações.

Muitas plataformas de pagamento possuem a opção de recarga. Portanto, se você já possui conta nesses apps, vale a pena conferir se o serviço de transporte público da sua cidade é compatível para recarga. O Billhete Único, utilizado na cidade de São Paulo, está presente na maioria das opções. Veja, a seguir, os principais aplicativos que podem ser usados para recarregar o cartão de transporte pelo celular!

1. RecargaPay

Entre as opções dessa lista, o RecargaPay é o aplicativo de pagamentos com o maior número de cartões de transporte compatíveis. Com serviços de mais de 15 cidades, a plataforma ainda conta com um serviço de cashback para as recargas feitas com a sua carteira digital.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

RecargaPay oferece cashback em recargas de até R$ 20 (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Cada pagamento feito com o saldo da sua carteira do RecargaPay rende um cashback de 1%. No caso dos cartões de transporte, a plataforma ainda oferece 5% de cashback para a primeira recarga do mês, feita com valor máximo de R$ 20. As formas de pagamento disponíveis são o saldo da carteira e uso de cartão de crédito.

Os cartões compatíveis para recarga pelo app são: Bilhete Único (São Paulo - SP), Mais Aracaju (Aracaju - SE), Cartão Tri (Porto Alegre - RS), Cartão GV (Grande Vitória - ES), VEM (Recife - PE), Créditos Eletrônicos São Luís (São Luís - MA), Criciuma Card (Criciúma - SC), Cartão Bem Legal (Maceió - AL), Bilhete Único (São José dos Campos - SP), Cartão Transporte URBS (Curitiba), CCR Metrô Salvador (Salvador), PegFácil (Campo Grande - MS), NOSSO (Ribeirão Preto - SP), Cartão Legal (São Bernardo do Campo - SP), SOU Diadema (Diadema - SP), Com Você (Sorocaba - SP), Prati (Pelotas - RS), Cartão Eletrônico SETAP (Macapá - AP) e Cartão Rápido (Taubaté - SP).

2. PicPay

O PicPay é um aplicativo de pagamentos com carteira digital. Destaca-se pela variedade de serviços compatíveis, como recarga de celular, compra de cartões pré-pagos em serviços de streaming e, obviamente, a recarga do saldo em cartões de transporte.

PicPay é opção para recargas (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Para fazer a recarga, é necessário possuir o cartão em mãos para informar o número e o nome da pessoa titular. O pagamento pode ser feito com o saldo da sua carteira ou com cartão de crédito cadastrado, e há a opção de parcelamento. A carga pode ser feita de forma avulsa ou configurada para pagamentos diários e mensais.

O PicPay é compatível com os seguintes serviços de transporte: Bilhete Único (São Paulo - SP), NOSSO (Ribeirão Preto - SP), SOU (Diadema - SP), Prati (Pelotas - RS), Cartão Rápido (Taubaté - SP), Com Você (Sorocaba - SP) e Giro MetrôRio (Rio de Janeiro - RJ).

3. PagBank

Caso utilize o Bilhete Único da cidade de São Paulo, é possível carregar o saldo através do PagBank, o app de pagamentos com carteira digital do PagSeguro. O aplicativo permite efetuar a recarga dos seus cartões em quatro formas diferentes: avulsa, diária, mensal ou para estudantes.

Serviço do PagSeguro possui diferentes alternativas de recarga (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Para o pagamento, é necessário utilizar o saldo da sua carteira do PagBank, movimentada por transferências, Pix e pagamento de boletos ou cartão de crédito.Com a transação confirmada, é necessário validar o processo nas máquinas de recarga presentes em terminais de ônibus, metrô ou CPTM.

A criação de uma conta no PagBank é gratuita, com opções para pessoas físicas e pessoas jurídicas. É possível, ainda, solicitar um cartão de crédito sem anuidade, utilizar Pix e TED sem limites e aplicar o saldo da sua carteira no CDB.

4. Mercado Pago

A plataforma Mercado Pago permite a recarga do Bilhete Único, da cidade de São Paulo, e do cartão URBS, em Curitiba. Além dos cartões de transporte, o aplicativo pode ser usado para pagar boletos, utilizar o Pix e realizar pagamentos pelo Mercado Livre.

Recargas podem ser pagas com cartão de crédito (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O procedimento é similar ao de outros apps de pagamento. É necessário inserir o número do cartão, escolher o valor e pagar com o saldo da carteira ou cartões de crédito cadastrados. No caso do Bilhete Único, é necessário validar a recarga nos terminais antes de utilizar o seu cartão.

A lista de serviços compatíveis com o Mercado Pago é extensa. Inclui, por exemplo, a compra de cartões pré-pagos para Uber, iFood e serviços de streaming como Globoplay e Netflix. Além disso, pode ser usado para pagar boletos, comprar ou cobrar por QR Code e utilizar o Mercado Crédito, funcionalidade que permite pagar de forma parcelada sem possuir um cartão de crédito.

5. Superdigital

A Superdigital é uma fintech pertencente ao grupo Santander, com app próprio e carteira digital. A abertura de conta é feita rapidamente, com modalidades gratuitas, sem a necessidade de comprovar a renda. Entre as funcionalidades disponíveis, é possível recarregar o saldo do Bilhete Único de São Paulo.

Fintech é usada para recarregar o Bilhete Único de São Paulo (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Para isso, é necessário cadastrar os números do seu cartão de transporte para salvá-lo no app. Em seguida, informe o valor e utilize o saldo da sua carteira para completar o pagamento. Por fim, valide a recarga nas máquinas localizadas em terminais de transporte público da capital paulista.

A assinatura do serviço da Superdigital é gratuita e inclui o envio de um cartão de crédito pré-pago após o primeiro depósito na conta. Outras vantagens incluem cartões virtuais, Pix, transferências e recarga de outros serviços de terceiros.

6. Quicko

O Quicko é um aplicativo de mobilidade urbana utilizado para acompanhar os trajetos de ônibus, trens e metrô. Pelo app, é possível combinar a melhor rota em cada meio de transporte e receber atualizações em tempo real sobre a chegada dos veículos.

App disponibiliza informações em tempo real sobre as linhas de ônibus, trens e metrô (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Além de funcionar como uma plataforma importante para planejar os seus deslocamentos, o Quicko pode ser usado para a recarga do cartão do Bilhete Único, da cidade de São Paulo, e do CCR Metrô Bahia, de Salvador. O pagamento é feito com cartão de crédito ou por código de pagamento do Pix, e é necessário validar a recarga nas máquinas de terminais.

Entre outras funções de destaque do Quicko, há a possibilidade de salvar os seus trajetos mais usados, como a ida ao trabalho e a volta para casa. Existem, ainda, recursos para localizar estacionamentos para bicicletas e pontos de guarda-chuva. O app possui cobertura nas cidades de Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro.

7. VouD

O VouD é outra opção para localizar pontos e linhas de ônibus mais próximas, com atualizações em tempo real. Além de suporte ao Bilhete Único, em São Paulo, o app também é compatível para recarga do cartão BOM, utilizado para ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo.

VouD possui atendimento pelo WhatsApp e traz informações sobre as linhas (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O aplicativo permite recarregar o Bilhete Único pelo WhatsApp. Para isso, adicione o contato do VouD e envie uma mensagem. Em seguida, siga as instruções para fornecer o número do seu cartão e o valor escolhido para a recarga. Por fim, o bot envia um código para pagamento com o Pix.

Além do uso do Pix, o VouD disponibiliza a recarga do Bilhete Único pelo app com uso de cartões de crédito ou débito, com opção de pagamento programado. Para a recarga do cartão BOM, é necessário utilizar cartões de crédito ou débito.

Qual sua opção preferida? Comente!

Este artigo não é um publieditorial. Tem caráter unicamente informativo e não isenta o leitor quanto ao dever de tomar conhecimento e compreender a integralidade dos termos de uso do serviço mencionado na matéria jornalística aqui publicada. O Canaltech não se responsabiliza pelas condições e alterações de uso dispostas por empresas, plataformas ou agentes externos, sendo certo que a utilização de serviços de terceiros por parte dos nossos leitores ocorre exclusivamente por sua conta e risco.

Fonte: Mercado PagoPagSeguroQuickoRecargaPay, Superdigital

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.